Assim como todas as técnicas evoluem, negociar há tempos atrás poderia ser considerado uma arte, no entanto, com o aperfeiçoamento de todos os mercados, não basta apenas ouvir o cliente e ofertar descontos, é preciso ser arrojado no momento de fechar um negócio.
A seguir, veja 6 dicas para melhorar a negociação com seus clientes!
Planejamento
Antes de ir para uma reunião com um cliente, estude as necessidades dele.
Pense em quantas informações são cruciais e que poderão fazer com que ele feche negócio com você e sua empresa.
Para isto, utilize um bom sistema de gestão, reunindo dados para saber como seu produto ou serviço se enquadram na realidade do futuro consumidor.
Empatia
Procure saber as dores de seu prospect e entendê-lo, no entanto permaneça atento às concessões que poderão ser feitas durante o processo de negociação.
Lembre-se de conduzir as reuniões e falar de valores somente após a apresentação.
Tranquilidade
Muitos gestores entendem tudo acerca do produto, seus valores, processo de entrega e demais condições. Mas no momento de expor tudo o que sabem, não transmitem segurança, seja por um olhar, por não saber escutar ou por alguma postura corporal que não favorece.
Preste atenção nos detalhes, desde sua vestimenta, tom de voz e observe inclusive para não adotar uma aparência muito artificial.
Demonstre seu valor
Saber justificar os valores ofertados é fundamental para a construção de toda a argumentação na hora de fechar um negócio.
Ao criar um posicionamento para seu produto ou empresa, automaticamente a percepção de valor percebido pelo cliente aumenta.
Faça um estudo de quais são seus pontos fortes e defina por onde iniciar esta diferenciação de mercado.
Fale com a pessoa certa
De nada adianta preparar todo um discurso e uma boa apresentação, se sua negociação não estiver acontecendo com o quem realmente decide.
É de suma importância saber “com quem você está falando” e que a decisão em fechar negócio com sua empresa não está tendo intermediadores que possam dificultar este processo.
Documentação
Uma boa forma de transmitir credibilidade para o prospect é alinhando processos, neste caso, realizando por exemplo, toda a negociação documentada via e-mail, onde inclusive deve haver a formalização de um contrato.
Ademais…
A melhor forma para conquistar um novo cliente, certamente é seguindo a regra “preto no branco”, ou seja, para todo relacionamento, inclusive o comercial, é importante que desde o início que haja transparência.
Desta forma, a tendência em formar parceiros de longa data, não somente aumenta, como também ajuda na construção de uma rede de relacionamentos duradoura.
Invista nisto e bons negócios!