Economia

8 dicas para usar o Instagram em negócios!

Você sabia que muitos empresários têm utilizado o Instagram para além de divulgar sua marca, realizar vendas?

No entanto, atualmente muitas pessoas acabam fazendo confusão do como operacionalizar uma rede social da forma correta, onde primeiramente é necessário gerar relacionamento com a sua marca, para, a seguir, conseguir realizar as tão sonhadas vendas, afinal, “poderosos” como Mercedes, Apple ou Coca-Cola, aperfeiçoaram durante anos seus produtos, alinhando sua prática de valores com seu posicionamento de mercado, além de investirem alguns milhões de dólares em campanhas publicitárias, não é mesmo?

Mas calma! Não é preciso que você invista milhões para conseguir uma fatia deste mercado digital, pois muitas plataformas ( e o Instagram é uma delas) proporcionam a possibilidade de investir localmente, ou seja, você pode inicialmente escolher alguns alvos, como bairros ou cidades, para começar a atuar.

E por onde você deve começar nessa caminhada?

Veja 8 dicas para usar o Instagram em negócios!

Em primeiro lugar

Acesse a loja de aplicativos de seu celular e baixe o Instagram, criando um nome, preferencialmente o mesmo de sua loja física ou e-commerce.

Lembre-se de descrever o que seu negócio oferece de forma objetiva, aproveitando para fortalecer seu posicionamento de mercado e na própria plataforma.

Mas e o Facebook?

Você sabia que o Instagram é uma aquisição do Facebook?

O início da compra de mídia no Instagram aconteceu somente no primeiro semestre de 2015, onde o gerenciamento da verba passa inclusive a ser feito via Facebook.

Desta forma, o mundo ideal é que sua empresa já tenha uma conta em Facebook desempenhando bem, para que no momento de desenvolver uma segunda estratégia, você possa utilizar ambas plataformas em suas ações marketing.

Fotos

Lembre-se que o Instagram é basicamente alimentado por fotos e vídeos, então de nada adianta sua loja estar presente dentro da rede com um conteúdo que tenha aquela “cara” de “mais do mesmo”, ou seja, invista em um banco de imagens ou em boas fotos autorais, para conseguir um bom desempenho na plataforma.

A famosa # ou hashtag serve para…

Esse sinal vem ficando super conhecido ao longo dos anos.

As hashtags já foram usadas inclusive por artistas, que criaram bordões específicos e muito repetidos por aí afora, como exemplo, a “#beijomeliga”.

Criar ou encontrar uma hashtag em que sua marca se enquadre é fundamental, pois elas ajudam a catalogar informações dentro do Instagram.

A dica é que diferentemente de outras redes, como o Twitter, não existe limite de caracteres, portanto, use as # em suas fotos para que os consumidores achem sua marca mais rapidamente.

Algumas estratégias fundamentais para Instagram

Engaje seu público criando hashtags específicas para cada ação ou campanha, além de realizar uma pesquisa prévia de quais outras hashtags, mais genéricas, seu negócio usará nas publicações.

Observar os assuntos que mais andam em pauta no seu segmento, é primordial para mantê-lo bem posicionado nas buscas dentro do Instagram.

Aí vai um exemplo para lojas de móveis, caso seja feita uma publicação de um item:

#sofas #poltronas #adornos #objetos #quadro #moveis #instadecor #decor #areaexterna #casaejardim #homegarden #casadecor #interiordesign #exterior #designdeexteriores #decoraçao #designer #amoquefaço #decorate #homedecor #homedecoration #homedesign #homestyle

Ação reversa

Já parou para pensar se sua hashtag vira um sucesso e seus clientes começam a replicá-la? Fique de olho dentro do aplicativo se seu negócio está sendo mencionado.

Como? Clique em cima da hashtag criada e dê uma espiada se sua marca foi mencionada por algum seguidor. Aproveite esta oportunidade de ouro para criar relacionamento e engajamento.

Menções e humanização de marca

Explore também o fato de pode realizar menções aos seus clientes, humanizando a sua empresa nas redes sociais e usando o “@nomedousuário” em seus posts ou comentários.

Muitos fãs da marca certamente aguardarão para aparecer em sua página ou serem citados!

Lembre de contar história

Todas estas dicas, acompanhadas de uma boa estratégia que conta a história de sua marca, farão com que sua loja foque automaticamente em aprimorar o relacionamento com o consumidor.

Então aproveite para publicar fotos e vídeos que demonstrem os valores de sua marca, pois no final das contas, além de isto fazer com que seu negócio seja bem visto nas redes sociais, é premissa para que os consumidores comecem a “amar” sua marca e a partir disso, vocês construam uma história com final feliz!

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