Chegou a hora de recuperar o terreno perdido ao longo do ano ou ganhar ainda mais!
Que crise, que nada. O Natal é a melhor época para os negócios do varejo e motivos é que não faltam para você melhorar seus índices de vendas: 13º salário, o espírito natalino, a tradição de presentear em família, amigos e colegas. Tudo contribui para o aumento do consumo.
Fique atento às dicas a seguir e prepare a sua loja para um bom desempenho no período!
Garanta seus estoques
Deixar de vender porque faltou mercadoria é presente de grego, não de Papai Noel. Antecipe-se à demanda.
Pesquise os artigos que são objetos de desejo do seu público-alvo. Negocie com seus fornecedores e garanta que nada vai faltar. Não frustrar as expectativas do cliente é também fidelizar;
Prepare a sua equipe
O Natal é a época em que o fluxo de consumidores aumenta consideravelmente. Reforce a sua equipe de vendas.
Quanto mais rápido for o atendimento ao cliente, maior será o consumo em sua loja. Mas atenção: é fundamental que o seu time de vendedores atue de forma solícita e esteja preparado para todas as dúvidas;
Adote o espírito natalino
Entre no clima do Papai Noel. Deixe a sua loja com a cara do Natal e use conceitos que mexam com o emocional das pessoas!
A decoração tem que estar presente em todos os ambientes e reforçar o clima fraternal do período. Todo esse clima pode ser decisivo para suas vendas. Afinal, é nesta época que as pessoas estão mais sensíveis;
Exponha bem os produtos
Artigos organizados e bem expostos sempre chamam mais a atenção do que aqueles jogados de qualquer jeito. Valorize os itens que você comercializa com o máximo de cuidado.
Não esqueça que o consumidor costuma imaginar como o produto vai ficar na sua casa. Então, vamos dar asas a sua imaginação!
Crie algumas promoções
Use a criatividade. Reúna a equipe atrás de boas ideias que possam ser utilizadas como diferenciais promocionais.
Reunir alguns produtos e criar kits personalizados, incentivar as consagradas promoções “leve 3, pague 2” e “levando mais unidades, você ganha um desconto de X%”, sempre funcionam;
Facilite a aquisição
É muito importante contar com modalidades e condições de pagamento na hora do fechamento da venda. Muitos negócios se perdem pela inflexibilidade ou até pela falta de opções.
Mantenha um departamento de crédito ágil, eficiente e flexível, e faça novos clientes;
Cumpra o prazo de entrega
Que bom seria se o ciclo de todas as vendas terminasse na loja. Acontece que nem sempre é assim.
É preciso ser eficiente até na hora da entrega do produto ao cliente, ter um sistema de gestão, por exemplo, facilita e muito!
Prazo prometido tem que ser cumprido. Assim você evita transtornos com reclamações, má propaganda da sua loja ou, no pior dos casos, até o cancelamento da venda.
Faça valer, uma vez mais, o bom atendimento e a fidelização do seu cliente. É garantia para muitos outros Natais!