Economia

7 dicas para prospecção de novos clientes!

Abrir novos negócios em um cenário desfavorável é uma tarefa desafiadora para alguns e árdua para outros, no entanto, tudo depende do ponto de vista e da disposição de quem está à frente desta missão!

No momento de contratar alguém para esta função, é possível inclusive identificar dois tipos de vendedores, os que geralmente são apaixonados pela arte da persuasão e aqueles que buscam o melhor atendimento ao cliente.

O meio termo entre estes dois tipos é o que poderíamos descrever como o “mundo ideal”, uma vez que aquele colaborador que tem uma característica de venda mais agressiva, pode não primar tanto pela excelência no atendimento por estar mais focado em metas, assim como para o vendedor que é concentrado nos relacionamentos, pode faltar o timing de fechamento de negócio, que requer um pouco mais de iniciativa.

Para buscar novas oportunidades de vendas no mercado, é preciso, no entanto, além de ação, estratégia e organização de demandas, as quais farão toda a diferença para seu negócio prosperar.

Veja a seguir 7 dicas para prospecção de novos clientes!

Determine sua persona

Identificar por meio de estudos quem é seu comprador é um dos primeiros pontos a ser colocado em prática por quem busca novos clientes.

Utilizar dados de consumidores que sempre realizaram compras em seu estabelecimento e construir um perfil base, é o início da jornada de prospecção, pois por meio deles ficará muito mais fácil discernir em que alvo mirar.

Rede Sociais

Aproveite e faça uso deste recurso tão poderoso e gratuito não somente para entretenimento, mas para ganho de inteligência em negócios, realizando um estudo prévio, em redes sociais como Facebook ou LinkedIn, desta forma, conseguindo identificar perfis e estilos de abordagem ideais para usar com os futuros clientes.

Network

Detectar futuros clientes por meio daqueles que você já tem, preparando campanhas no estilo “member get member”, ou no português, “indique um amigo”, é uma, dentre tantas estratégias para aumentar sua base de novos consumidores. Mapeie potenciais pessoas, com as quais você possui um relacionamento mais próximo e busque ajuda para reconhecer estes compradores desconhecidos.

Menos é mais

Atentar-se à qualidade de um prospect versus a quantidade de abordagens realizadas, muitas vezes fará com que seu vendedor se desgaste menos, e isso inclui tempo e energia despendidos, ou seja, isso inclui os recursos de sua empresa.

Foque no mapeamento prévio de perfis, para que este ponto não seja preocupação em sua tática de prospecção.

Profissionalismo

Saber os diferenciais de seu produto no mercado, além das vantagens frente à concorrência é primordial para a conquista deste novo consumidor, que atualmente chega até seu estabelecimento munido de informações que provavelmente já pesquisou na internet.

Isto pode ser conseguido em parceria com um profissional de marketing, que junto ao comercial especificará todos estes pontos.

Negocie

De nada adianta seu vendedor estar a par de todas as informações acerca do produto e da concorrência, se, por exemplo, sua loja ainda não trabalha ainda com cartões de crédito. Dar o poder de negociação a quem está realizando a prospecção, é fator determinante para a realização de vendas.

Estar on!

Segundo a Endeavor, organização líder no apoio a empreendedores no Brasil e em mais de 20 países, estar on line é fundamental em tempos de negócios via internet.

Ter todas as informações catalogadas em um sistema de gestão, apoiadas por outros tipos de tecnologias, como exemplo, um chat on line para esclarecimento de dúvidas em seu site ou ainda, a presença em redes sociais, exige do gestor de qualquer segmento uma visão diferenciada.

Estar atento ao dinamismo do contexto atual da gestão de negócios e prospecção, certamente contribuirá na formação de uma carteira qualificada e rentabilizará sua empresa por um longo prazo!

 

 

 

1 Comentário

  1. Excelente artigo! Considero, também, que não basta estar na internet ou nas redes sociais, sem que uma estratégia de marketing digital ao mesmo tempo agressiva e focada nas necessidades do cliente seja adotada. Para colaborar com a discussão, compartilho um artigo publicado no blog da agência de marketing digital para a qual trabalho, a K2 Comunicação. É sobre Inbound Marketing, uma dessas estratégias de marketing digital essenciais para as empresas que estão na internet atualmente.
    http://k2comunicacao.com.br/blogs/o-que-e-inbound-marketing/

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