Economia

7 Dicas de Como Administrar sua Loja em Tempos de Crise!

Em tempos de Covid-19, muitos consumidores estão evitando ir às lojas pelo fato de estarem cumprindo o isolamento social. Em muitos posts aqui em nosso blog, citamos inclusive a importância de ter um e-commerce, bem como dicas para a implementação desta infraestrutura online.

Contudo, no post de hoje, a dica é como continuar vendendo na loja física, administrando sua loja de modo que a crise impacte nada ou muito pouco, afinal, a necessidade de consumir continua!

Diante da crise econômica que, segundo especialistas, apenas está iniciando, a saúde de sua loja precisa estar preparada frente à queda do volume de vendas e para isto, neste momento, será fundamental remanejar o orçamento e replanejar, para continuar cumprindo com seus compromissos e seguir vendendo! Acompanhe conosco as 7 dicas a seguir! Boa leitura!

Reavalie seus custos

Para que o lojista dê continuidade em seu negócio físico, é essencial que neste momento, qualquer custo extra seja avaliado e cortado, da conta de luz ao cafezinho. Trabalhar somente com o necessário em tempo de crise é fundamental para manter seu caixa no azul e sua loja operando, inclusive, sem precisar reduzir pessoal.

Converse com sua equipe

Em um contexto de queda de vendas, você lojista precisa conhecer seu time, entender quais são as necessidades de cada um e tentar priorizar as tarefas.
Quem sabe, para aquele vendedor que não vem tendo um bom desempenho, um acordo de redução de horas seja oportuno. Para o pessoal da linha de frente, vale a dica de mantê-los também motivados, afinal, geralmente trabalham por comissionamento para compor a renda e este é um período em que todos devem se ajudar.

Hora de contatar fornecedores

Precisou fazer re-adequações devido à queda em vendas? Todos, sem exceção, estão vivendo este momento de pandemia, precisando fazer reajustes em todos os sentidos.

Negociar com fornecedores para conseguir honrar compromissos, informando a real situação de sua loja é necessário, afinal, este é um momento peculiar, em que toda sociedade está envolvida.

A negociação é a chave do sucesso para além de manter o bom relacionamento com parceiros, segurar um pouquinho outros eventuais compromissos financeiros que sua loja precise cumprir. Dialogue!

Redes Sociais

Para atrair o cliente para a loja física é preciso estar nas mídias sociais dialogando com ele, afinal, as redes sociais são gratuitas e podem ser grandes aliadas na comunicação com seu público.

O mais importante, além de criar sua página nas redes sociais, é abastecê-las com frequência, colocando ofertas, dicas e conteúdo interessantes, assim como ficar atento para utilizar todas as possibilidades gratuitas disponíveis, como sorteios, relacionamento via direct, além das análises que as próprias ferramentas fornecem por meio de relatórios.

E-mail Marketing

Outro exemplo de ferramenta gratuita, um super aliado do lojista é o e-mail marketing. Basta ter uma lista de clientes com seus e-mails atualizados, para deste modo, conversar somente com o público selecionado, incrementando o fluxo no seu ponto-de-venda com campanhas específicas para a loja física, por exemplo.

Existem diversas ferramentas gratuitas para disparo de e-mail marketing, das quais sua loja pode desfrutar para ter relacionamento com seus clientes de modo personalizado. Inclusive vamos deixar duas delas aqui para você testar! e-Goi e Mail Chimp.

Bancos e pagamentos de Tributos

Sabemos que nem sempre é possível manter o negócio, sem a necessidade de retirar um empréstimo em banco. É preciso ficar de olho também às possibilidades de parcelamento de tributos que o governo está ofertando. Fique atento às linhas de crédito oferecidas às pessoas jurídicas com taxas mais atrativas neste período de pandemia e siga confiante, pois tudo logo irá passar!

Nossa última dica, é prestar atenção dia a dia nos números que sua loja vem apresentando, cuidando cada detalhe do seu negócio, afinal, nestes tempos de incerteza, é preciso que o lojista seja seletivo nos investimentos, não vislumbrando apenas o lucro, mas sim, a manutenção do negócio pelo menos até o fim do isolamento social, que ao que tudo indica, já está no final, certo?

Estar preparado para enfrentar tempos de crise e administrar seu negócio de forma cautelosa, é a dica que deixamos por fim, para que sua loja esteja a salvo assim que todo este cenário terminar!

Desejamos muito sucesso na readequação de seu planejamento e para que tudo possa sair de forma mais assertiva, conte com um sistema para facilitar a gestão de vendas, de seu estoque, gestão financeira e de clientes, como o Sólidus Smart.

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