Gestão Empresarial

7 Características Essenciais do Vendedor 3.0 

Muitos lojistas já enxugaram custos nos últimos tempos utilizando as novas tecnologias. Mas este é o momento para repensar inclusive a parte humana, no que cabe ao seu negócio melhorar lá na ponta, capacitando o time de vendas, de modo que o uso das novas mídias e formas de comunicação, contribuam para que sua loja decole de vez nas vendas.

Atualmente, é essencial a contratação de um vendedor 3.0 e a seguir, listamos 7 características deste novo perfil, um vendedor com bagagem e diferenciais específicos para realizar negócios na era digital. Acompanhe!

Quem entende do produto: o vendedor ou o consumidor?

Você já se pegou analisando um produto na internet antes de comprá-lo? Pois então, seu potencial cliente faz e-xa-ta-men-te a mesma coisa! E por qual razão seria diferente?

É preciso instruir o vendedor 3.0 para que tenha esse hábito de pesquisar os produtos que sua loja costuma trabalhar, a fim de quebrar qualquer possível objeção que o cliente traga de uma pesquisa prévia na web. Atenção para essa dica de ouro!

E a forma de abordar o cliente?

O relacionamento com o cliente ganhou uma super importância, afinal, além de ele já saber muito sobre sua loja e sobre o produto que busca, chegará no ponto de venda geralmente para fechar negócio.

Deste modo, agora, o vendedor 3.0 muito mais do que alguém que realiza a venda, trabalha uma série de informações decisivas frente à clientes que entendem de praticamente tudo. 

É necessário que este novo perfil de vendedor esteja muito bem treinado para cortejar e ter um perfil muito mais consultivo que agressivo. É preciso personalização na forma de tratamento e entendimento da necessidade de cada cliente.

Telefone comercial para todo o time de vendas!

Sim, cada vendedor deve ter seu telefone com ferramentas como e-mail corporativo e WhatsApp, todos devidamente operando com o logo e dados da empresa.

Além de maior profissionalismo no negócio, caso este vendedor venha a se desligar da loja, os contatos cadastrados ficarão com seu negócio, para o devido tratamento deste relacionamento com o cliente.

Capacidade de gerir as ferramentas de comunicação

Um vendedor 3.0 deve entender para o que serve cada ferramenta a sua disposição. 

O marketing deve ministrar um treinamento sobre isso, para que entendam a importância de cada canal de comunicação e possam fazer o melhor uso de cada um deles, otimizando tempo, recursos e com isso haja o fomento das vendas online.

Retornos rápidos

Já falamos sobre o poder que o consumidor tem atualmente. 

Neste caso, o vendedor 3.0 deve ter o entendimento que assim como o cliente está no WhatsApp ou Telegram com ele, pode estar orçando na mesma hora com outra loja e obter a resposta mais rápida. Portanto, agilidade quando o tema é vendas online, é premissa para que a chance de fechamento suba consideravelmente.

Bom português e técnicas de vendas

Não podemos esquecer da base da receita. Um produto pode ser sensacional, mas no momento em que seu vendedor escrever uma palavra sobre ele de forma equivocada, por melhor que tenha sido a explicação acerca dele, a credibilidade de sua loja pode entrar em xeque e a venda ir por água abaixo.

Neste caso, oriente o supervisor ou gerente de vendas a corrigir o vendedor de forma individual, ensinando e mostrando o melhor caminho!

CRM

Um sistema de gestão facilita e muito o relacionamento com o cliente. 

Quando o assunto é administrar dados, informações para a possível realização de uma segunda ou terceira venda para um mesmo cliente, é primordial ter tudo de forma ordenada e para isso, nada melhor que um CRM ou um sistema de gestão online.

Muitos gestores acabam focando no resultado final do processo, ou seja, na venda em si. Porém todo lojista deve lembrar que treinar seu time e não apenas exigir resultados, é o diferencial para este momento de transformação digital, pela qual muitos negócios ainda estão passando.

Atente-se para que toda engrenagem esteja funcionando bem e muito sucesso em vendas para seu negócio!

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