Gestão Empresarial

6 passos para criar uma boa campanha de vendas!

Os resultados de sua equipe baixaram e você precisa fazer algo para que o pessoal retome o fôlego e volte a vender?

Campanhas internas de vendas fazem parte das ações comerciais, onde estas devem estar embasadas junto ao planejamento financeiro e de marketing, além de contar com o apoio do pessoal de RH.

Afinal, do que adianta o marketing gerar tráfego, se a equipe de vendas não está sabendo o que está acontecendo na gestão da empresa ou o motivo pelo qual aquela campanha está sendo lançada?

Por isso, é primordial seguir alguns passos para que sua campanha de vendas seja um sucesso e conte com a adesão e colaboração dos vendedores!

Veja a seguir 6 dicas de como criar uma boa campanha de vendas.

Bom para o vendedor, bom para a empresa!

Em muitas empresas, o grande erro está no departamento comercial precisar estabelecer metas, no entanto não criar uma metodologia plausível e exequível para com seus pares departamentais, como exemplo, com premiações inviáveis financeiramente para empresa, ou ainda, sem alinhamento ou divulgação junto ao marketing.

Por isto, estipular quais pontos devem ser atingidos por meio da campanha de vendas, deve inicialmente passar por uma reunião entre gestores de departamentos.

Tipos de Campanhas

Você já deve ter escutado a máxima de que “para quem não sabe para onde está indo, qualquer caminho serve”.

Desta forma, a fim de direcionar suas ações junto à equipe de vendas, você pode utilizar algumas linhas de raciocínio para estipular um foco de atuação durante a criação de uma campanha:

– focar nas vendas de determinadas linhas de produtos;

– focar em vendas unitárias;

– focar em vendas de itens casados;

– focar em vendas do mix total de produtos;

Estes são apenas quatro exemplos para delinear os tipos das campanhas e você pode focar em outros pontos estratégicos de seu negócio se necessário.

Atenção à abrangência

Buscar foco em relação ao público a ser atingido ou regiões geográficas pré-estipuladas para atuação, fará com que sua campanha possa ser mais facilmente executada. Levar em consideração neste momento a estrutura da empresa e investimentos para atuação, também é fundamental para tornar ela um sucesso.

Atente-se, inclusive, para o alinhamento a alguns períodos específicos do ano ou de acordo com alguma data comercial importante.

A mecânica

Você já deve ter participado de algum sorteio.

E certamente deve ter passado por aquele momento de desistência na hora de ler  como funciona a campanha ou o que chamamos de mecânica da promoção.

No momento de planejar uma campanha de vendas, procure ser objetivo em relação ao que pretende com ela e ao que busca em termos de resultados, além de ter o cuidado para não dificultar o esforço do vendedor no atingimento de  metas.

Confiabilidade

Em algumas empresas, as campanhas são lançadas, mas as regras não ficam claras para os participantes, diminuindo a confiança na metodologia estipulada e por consequência na gestão da empresa.

Lembre-se de elaborar um documento com todas as diretrizes e de divulgá-lo em momento apropriado, na presença de todos os vendedores, para que não haja dúvidas e ruídos de comunicação.

Alinhe os objetivos da empresa aos do vendedor

Você já parou para conversar com seu colaborador e identificar o que realmente o faz feliz, para desta forma atrelar um motivo real para o mesmo desempenhar com excelência as suas atividades?

Na hora de montar uma campanha de incentivo é super importante, por exemplo, saber se o pessoal gosta de praia, se está querendo fazer um curso ou ainda se é casado ou solteiro.

E se vendedor tiver filhos?

Busque junto ao RH informações sobre seus colaboradores para não errar “a mão” na hora de anunciar a premiação!

Além destes passos acima, é importante que haja um ritual de celebração e entrega dos prêmios, afinal, quem não gosta de ser valorizado na empresa que trabalha?

Ademais, lembre-se de fazer desta ocasião além de uma excelente oportunidade para conhecer quem joga em seu time, um momento em que a gestão pode demonstrar credibilidade junto ao grupo e, automaticamente, estabelecer um bom clima organizacional, fundamental para o desenvolvimento de qualquer profissional ou equipe de sucesso!

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