Administrar uma loja ou um negócio familiar, pode ser um grande desafio e ao mesmo tempo uma estratégia diferenciada em tempos de orçamento enxuto.
Manter o negócio em família, requer disciplina e bom senso por parte do administrador, o qual tem ao seu dispor, talentos específicos para cada área e ao mesmo tempo, pode contar com uma equipe de confiança e “pau para toda obra”.
Bom senso é a palavra fundamental na hora de passar o bastão ou definir alguém da família para gerir sua loja, afinal, segundo o IBGE, de cada 100 empresas que tem comando familiar, somente 30 chegam à segunda geração com familiares na gestão.
E você, já tomou as decisões necessárias para melhorar a gestão de sua loja em 2016?
Veja 6 dicas do como gerir empresas familiares em tempos de competição no varejo!
– Profissionalização: administrar sua loja com base em metas pode ser um bom caminho para mensurar o desempenho de seu time. Acompanhar resultados é fundamental para optar por determinado profissional à frente de um projeto ou setor.
– Vínculo familiar: observar com cautela a influência de emoções na tomada de decisões, fará com que as resoluções prioritárias sejam melhor administradas. Implementar processos bem definidos e sistemas de gestão em sua loja, fará com que estas decisões sejam baseadas em números e neste momento crucial, o negócio fique em primeiro plano.
– Optar pelos sistemas de gestão: você terá a oportunidade de ter acesso à relatórios gerenciais e com isto tomar as decisões comerciais mais assertivas para sua loja. Ter os dados necessários e por meio deles, obter informações relevantes para a gestão, trará resultados imediatos na mudança de rumo do seu negócio.
– Determinar critérios de remuneração: já pensou que qualquer negócio depende de um caixa saudável? E que tal prestar atenção nos bens de sua loja, separando as retiradas de pessoa física da jurídica? Muitos empresários acabam cometendo erros primários, como realizar retiradas acima da capacidade financeira do empreendimento para suprir necessidades pessoais. Fique de olho neste ponto e desde já, corrija este velho hábito.
– Preparar os herdeiros para serem sócios: observar se os filhos estão preparados para assumir o comando de sua loja, é um cuidado extremamente importante. O filho que é bom com números, nem sempre tem bom desempenho à frente do departamento financeiro, ou a filha que é comunicativa, também pode não apresentar resultados satisfatórios em negociações. Preparar os herdeiros e o grupo como um todo para uma sucessão tranquila e segura, é essencial para preservar seu negócio de futuros problemas.
– Cuidar da marca: em muitos momentos, o trabalho que foi construído ao longo de anos, pode sofrer consequências sem o devido amparo em relação à propriedade da marca. Registrar sua marca e consequente domínio, evitará que “dores de cabeça” desnecessárias surjam no momento em que sua loja tiver certa visibilidade no mercado onde atua.
Existem muitas diferenças de propósitos quando se tem um negócio em sociedade ou em família, por isso, cuide bem de sua loja nestes aspectos que citamos, fazendo com que estes pontos sejam o alicerce de suas decisões e tornem-se seus aliados ao longo dos anos.
2 Comentários
gostei das dicas pois sem garra, sem comando de controle em um negocio não chegaremos a conquistas, então vimos que trabalho em família tem que ter muito cuidado para não botar uma empresa falida.
agradeço pelas dicas.
Que ótimo! Um excelente início de ano!