Independentemente de você já ter uma loja de móveis ou querer abrir uma, ter clientes é importante para girar o seu negócio, pois a sua longevidade no mercado (assim válida para qualquer segmento do varejo), sempre será o resultado de um bom planejamento e de uma boa administração.
Porém, mesmo com todo o conhecimento técnico e profissionalismo que se possa colocar em um negócio, sempre haverá lugar para o improviso e a criatividade, qualidades que acabam fazendo a diferença e trazendo mais clientes para sua loja.
As dicas a seguir são um pouco disso: uma mistura de planejamento e criatividade. Acompanhe!
Comunique para o seu público
A linha de móveis que você escolheu trabalhar, por si só, já definiu seu público-alvo.
Sim, definir um segmento é importante para posicionar-se junto a seus clientes. Então fale com ele nos canais que ele mais frequenta.
Podem ser redes sociais, programas de televisão (com temáticas de decoração e arquitetura), e-mails marketing customizados e dentre tantas outras formas, convide-o também a comprovar os diferenciais de sua loja in loco.
Se for o caso, promova inclusive eventos atrativos para trazer seu cliente ao ponto de venda.
Diferencie-se no PDV
Criar um ambiente “pet and children”, por exemplo, é uma ótima solução para deixar seu cliente totalmente à vontade.
As crianças e animais de estimação serão levados em consideração no momento de montar um novo ambiente ou escolher um novo móvel.Disponibilize arquitetos e decoradores para auxiliar na busca da melhor solução para as todas as partes.
Utilize softwares para realização de projetos para um resultado final mais ágil e assertivo.
Além disto, tenha vídeos demonstrativos de produtos, muitas fábricas disponibilizam os mesmos, e mostre depoimentos de clientes satisfeitos!
Disponibilize wi-fi gratuito e carregadores para celular, pois quanto mais o cliente permanecer na loja, maior a chance de fechar negócio!
Estruture-se física e pessoalmente
Feito o convite para conhecer a loja, prepare-se para bem receber.
Conserve uma boa aparência interna e externa em seu ponto de venda. Estacionamento é fundamental. Serviços de café, água e alguns mimos sempre caem bem.
Mantenha sua equipe permanentemente treinada e bem alinhada, inclusive no que diz respeito à apresentação pessoal de vendedores.
Não meça esforços para encantar seu cliente, pois bem atendido sempre voltará e falará bem de sua loja para amigos, afinal, vivemos a era da recomendação.
Estruture-se física e pessoalmente
A tecnologia é atualmente a grande aliada para facilitar, controlar e otimizar processos em qualquer tipo de negócio.
Tenha um sistema de gestão especializado no ramo moveleiro.
Lembre-se que uma gestão automatizada permitirá mais tempo livre para que você possa investir em outros aspectos de seu negócio com maior efetividade e inteligência.
Ofereça facilidades de pagamento
Imagina oferecer tudo o que você viu até aqui e ainda facilitar a compra. É praticamente garantir o fechamento do negócio.
Opere com uma boa gama de cartões. Parcele a compra, por que não?
A parceria com uma financeira pode ser benéfica nesse sentido e ainda pode fortalecer o seu fluxo de caixa.
Valorize a fidelização do cliente
Nem sempre o cliente satisfeito com a loja, seus produtos, o atendimento ou as facilidades de pagamento é garantia de um cliente fiel.
Mas é claro que o tratamento diferenciado sempre é positivo.Um cupom desconto para próxima compra também, mas dá pra fazer mais, não é mesmo?
Use seu sistema para ganhar em dados e conversar da melhor forma Com seu cliente, informar sobre promoções, eventos ou, ainda, para enviar um cartão de aniversário com um desconto exclusivo, ele certamente irá se sentir prestigiado.
E então? Vamos investir em um sistema de gestão especializado?
Essa é a “tarefa de casa” para o lojista moveleiro neste ano, sem dúvida alguma!