Sabendo que a retenção de clientes pode custar a sua loja até cinco vezes menos do que a prospecção de novos clientes, as estratégias de pós-vendas passam a ser tão necessárias quanto as de marketing e vendas.
Com o surgimento das redes sociais e a recomendação de produtos de forma virtual, o clássico “boca a boca” adquiriu proporções geométricas, e isso requer bastante atenção por parte dos lojistas, bem como trabalho extra para a fidelização deste cliente.
O site Reclame Aqui, por exemplo, é um canal gratuito para estabelecimentos comerciais e consumidores dialogarem publicamente, uma ótima ferramenta à disposição deste novo tipo cliente, e que se bem aproveitada, serve inclusive como feedback para ajudar a melhorar o processo de vendas em sua loja.
E você, já pensou em como implementar um processo pós-venda em sua loja?
Veja abaixo 5 passos para ter sucesso nesta operação!
– Estabelecer a comunicação com seu cliente por meio de pesquisas de satisfação, é o primeiro passo para demonstrar interesse pela experiência dele em sua loja, afinal dentre tantas opções, saber o motivo pelo qual ele entrou em seu estabelecimento, faz toda a diferença para não modificar o que está funcionando e focar diretamente em novas melhorias.
– Investir em um sistema de CRM, para assim ter dados do seu consumidor, norteia suas ações de forma assertiva. Nada mais estranho que receber uma felicitação de aniversário na data errada, não é mesmo?
– Com os dados em mãos, que tal pensar em promoções exclusivas? Valorizar a ida do consumidor até a sua loja, faz com que ele sinta-se prestigiado e volte sempre.
– Investir na capacitação de quem irá atender o cliente, certamente profissionaliza sua loja, motiva quem está na ponta e cria um ambiente de aprendizado e inovação constante. Treine, até atingir a excelência em seu segmento.
– Fazer com que a equipe de vendas pratique as estratégias alinhadas pelo marketing, é desenvolver a sincronia na forma de abordar o cliente em paralelo às percepções de valor e posicionamento da marca – passo fundamental dentro do alinhamento de processos de qualidade.
É importante lembrar que tempos de “experiência de compra” e da reinvenção do PDV, seu cliente além de buscar o preço justo e a qualidade como um todo, está procurando também certo grau de envolvimento no atendimento. O que este novo consumidor quer, está muito além do produto e isto requer que seu trabalho seja muito mais detalhado do que apenas fechar uma venda, requer ações focadas na fidelização, tanto à médio, quanto à longo prazo.