Atualmente as redes sociais cumprem o papel anteriormente feito pela televisão, informando acontecimentos, divulgando novidades ou marcas, assim como entretendo quem busca distração.
E quando falamos de alcance, elas ficam atrás somente da televisão, fato que transforma este tipo de canal, em uma das principais formas de comunicação das empresas com o consumidor. Seja em Facebook, Twitter, Instagram ou outra rede, nelas você pode encontrar pessoas de todas as classes, gostos, idades e propósitos de utilização.
Você já pensou que estes novos canais de comunicação ajudam a maioria das empresas quando o assunto é trabalhar além produtos e serviços, a marca de sua loja?
Leia aqui, 5 dicas quentes do como e por que você deve colocar sua loja nas redes sociais!
– Como uma febre ou modismo, muitas pessoas não entendem ainda como funcionam as redes sociais ou para que servem, principalmente pelo fato de elas serem abastecidas com conteúdo de forma horizontal, ou seja, de pessoas comuns para pessoas comuns. Sendo assim, a grande oportunidade é que sua loja pode passar a ser referência de um dia para outro em determinado segmento, afinal, a comunicação horizontalizada facilita a pulverização do conteúdo.
– Sua comunicação com diversos públicos pode ser extremamente personalizada. Ao trabalhar com as novas mídias, você tem a oportunidade de comunicar serviços e produtos de sua loja apenas para quem interessa, realizando diversos tipos de segmentações dentro das plataformas e atingindo exatamente quem você quer que compre em seu estabelecimento.
– O mais importante, além de criar sua página nas redes sociais, é abastecer com frequência e estratégia estes canais, assim como utilizar todas as possibilidades disponíveis para segmentações e análises. Contratar um profissional, que atualmente é chamado de “analista de redes sociais”, é o primeiro passo para mensurar resultados e obter insights assertivos do como interagir dentro das redes.
– Cada canal social possui linguagem própria. O conteúdo que você publica em uma rede, pode não funcionar em outra. Um bom exemplo disto, é a diferença entre o público encontrado no Facebook e LinkedIn. Na primeira rede social, textos mais lúdicos e fotos um pouco mais descontraídas, provavelmente cairão no gosto de um público em massa, já na segunda, um tom mais corporativo e segmentado, funciona como estratégia para atrair novos seguidores.
– Trabalhar com redes sociais é literalmente plantar para colher. Após muito conteúdo interessante disponibilizado – uma das principais moedas de troca dentro das estratégias de marketing digital – você terá uma boa reputação construída e consequentemente, uma imagem sólida no mercado. Neste momento, começarão a surgir os primeiros resultados.
É fundamental entender que as redes sociais são antes de tudo, canais de relacionamento com o cliente. Oferecer produtos, serviços e conteúdos de valor ao consumidor, além de serem parte da relação de “ganha-ganha” proposta pelo marketing, onde todos saem ganhando em um determinado negócio, é premissa para sustentar as relações dos clientes com sua marca.
Utilize as novas mídias para gerar boas impressões junto ao seu público, além de ganhar clientes, você ainda poderá conquistar defensores públicos de sua marca!