Certamente a maneira de vender produtos e serviços pode ser dividida em antes e depois da globalização. Isso se deve ao acesso à informação, antes disponível para os que buscavam ser mais competitivos e hoje disponível para os que necessitam ser mais competitivos.
Com o acesso à informação, empresas de todo porte e segmento têm as mesmas oportunidades frente ao consumidor, necessitando buscar a diferenciação pelo preço, design e atendimento oferecido, além de outros pontos fundamentais para a concretização da venda.
E já que em uma relação comercial, muitas vezes não basta apenas oferecer o melhor custo x benefício ou o produto ou serviço mais moderno, bonito e funcional, é preciso encantar e fidelizar o cliente muito mais do que nos anos passados.
Para isso, nada melhor do que treinar os agentes dessa relação, em especial, a equipe de vendas.
E aqui vão 5 dicas de como treinar a equipe de vendas, sem que isto represente custos para sua empresa!
Promova a troca temporária de funções
Proponha um breve “estágio”, para o colaborador, em departamentos e funções distintos do seu. Além de não custar nada para a empresa, isso irá ampliar a sua visão sobre o produto ou serviço e oferecer mais assertividade e segurança na hora de comercializá-los.
Organize grupos de estudos com a equipe
Reúna a equipe de forma sistemática para a discussão de temas relevantes para a empresa. Incentive a sugestão da pauta, proponha o assunto se for o caso.
Além de contribuir para a coesão da equipe, os mais preparados irão surgir naturalmente.
Realize palestras com mais colaboradores
Discussões em grupo, com temas previamente acordados, sempre são positivas. Mas, com a prática sistemática, tendem a se esgotar.
Traga para a mesa de debates outros colaboradores da empresa. Isso certamente irá trazer novas experiências para a equipe. E o melhor: sem nenhum custo.
Disponibilize conteúdos online gratuitos
Existem inúmeros treinamentos e palestras gratuitos na internet.
Pesquise os mais adequados e indique para a sua equipe. Você vai encontrar desde conteúdos técnicos até orientações sobre competências comportamentais, os quais são muito bons para a reciclagem dos colaboradores.
Aproveite os parceiros para treinamento
Por que não recorrer ao relacionamento de parceiros da empresa?
Executivos, fornecedores e até consultores devem ser aproveitados para, de forma gratuita, realizarem treinamentos rápidos, sobre temas específicos. E hoje em dia essa prática é bastante comum.
O objetivo destas dicas é mostrar que, mesmo com ações “caseiras” e praticamente sem custos, é possível manter a equipe de vendas preparada para os desafios do mercado!
Vale lembrar que, além delas, é importante ter uma boa gestão do conhecimento para o futuro e um modelo de coaching para no dia a dia, facilitar essa gestão.