A era é da tecnologia e o consumidor está mais do que nunca bem informado sobre os propósitos de uma marca, bem como dos valores praticados junto aos funcionários e sociedade em geral.
Reflita por um instante: se conquistar e principalmente, reter um cliente em uma época onde o acesso à informação era restrito, já era difícil, relacionar-se bem com seu cliente em uma fase onde ele detém praticamente todo o conhecimento sobre o produto ou serviço ofertado, passa a ser muito mais uma estratégia, do que propriamente “mais uma” relação de compra e venda. E é aí que entra a figura do marketing e do marketing de relacionamento.
A seguir conheça 4 razões para focar no marketing de relacionamento em seu negócio!
CAPRICHE NO BANCO DE DADOS
O primeiro passo aqui é ter um sistema de gestão para organizar o volume informações que é recebido a cada transação realizada.
Neste momento é fundamental ter dados dos clientes atualizados, de modo que fique fácil interagir com ele de forma personalizada.
Por exemplo, ao enviar um e-mail marketing com uma oferta ou até mesmo um cartão de aniversário, o cliente sabe diferenciar quando esta sendo abordado em massa ou quando houve um estudo de seu perfil e determinada oferta tem a “cara” dele, passando a se sentir muito mais valorizado!
FEEDBACK
Jamais. Jamais deixe seu cliente sem retorno.
E-mails devem ser respondidos em no máximo 24 horas após serem recebidos. Se não conseguir fazer isso, está na hora de pensar em contratar alguém para fazer esta gestão de relacionamento com o cliente.
Lembre-se de que se o contato foi feito via e-mail, é praticamente uma regra de etiqueta comercial retornar o contato da mesma forma para o cliente.
Evite o uso do telefone e do Whatsapp para assuntos mais delicados e que precisam de registro.
ATENDIMENTO
Uma pauta batida e básica para quem está no front com o cliente, afinal, de nada adianta ter um vendedor sem empatia com o prospect e por exemplo, investir em treinamentos motivacionais, se o mesmo não leva “jeito” para conquistar nova clientela e reter a antiga.
Em pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% dos consumidores afirmam que “receber um bom atendimento é mais importante do que o valor ou qualidade do produto”. Por isso, identifique os talentos em sua equipe e invista em reciclagens constantes.
REDES SOCIAIS
As redes sociais são as “vedetes” atualmente para o marketing de relacionamento. Mas atenção, contrate um especialista nisto para gerenciar as suas com excelência.
Uma resposta mal formulada, um post sem planejamento, podem inclusive causar algumas dores de cabeça em empresários.
Atente-se para o tipo de rede social a ser utilizada e separe uma verba para investir nas mesmas, afinal sua comunicação somente aparecerá se você trabalhar com postagens patrocinadas.
Lembre-se também que toda rede social possui um propósito diferente, a exemplo do Twitter, que funciona muito bem como um SAC 2.0, ou do Instagram, mais voltado para a estratégia de divulgação da marca da empresa.
Para Facebook, o ideal é trabalhar o conteúdo produzido em seu blog, por exemplo, utilizando a plataforma como uma espécie de gatilho para a divulgação.
Ademais, observe que relacionar-se com o cliente requer muito mais que um bom atendimento. É preciso ter total atenção para o seguinte fato: a oferta de um produto ou serviço é a parte base de uma relação de compra e venda, no entanto o relacionamento entra no âmbito de diferenciais, e que certamente têm um peso maior no momento de escolha do consumidor pelo seu negócio ou de seu concorrente! Pratique!