Ao buscar no Google uma informação sobre um negócio, você já parou para se perguntar a razão pela qual o buscador oferece a você determinados resultados nas primeiras posições?
O significado de SEO vem do inglês Search Engine Optimization, que em português podemos traduzir como uma série de técnicas com objetivo de posicionar sites de forma amigável (ou ainda inteligente) dentro dos motores de busca e por consequência, para quem está fazendo a busca.
Nessa disputa pela primeira página, muitas marcas buscam otimizar suas páginas com técnicas de SEO, afinal quando o consumidor almeja algo, quer preferencialmente que o resultado seja relevante, não é mesmo?
Veja então a seguir, 4 passos para implementar o SEO em seu site!
Como melhorar seu posicionamento no Google?
Os motores de busca, como Yahoo, Bing e o gigante Google, necessitam padronizar o serviço oferecido, para que consumidores de informação continuem optando pela utilização de seus buscadores.
Para isto, estes gigantes da área da tecnologia, montaram seus próprios algoritmos, visando indexar as informações sob uma certa ordem e desta forma, disponibilizá-las aos usuários da melhor forma possível.
Algoritmo – substantivo masculino – “Conjunto das regras e procedimentos lógicos definidos que levam à solução de um problema em um número finito de etapas”.
Mão na massa
Entender a mecânica de como funcionam os algoritmos para ranquear bem seu site, é fundamental para conseguir direcionar sua empresa a estar nas primeiras páginas de busca.
A primeira dica é construir a arquitetura de seu site com base nas palavras-chave mais pesquisadas pelo consumidor ao tentar achar seu produto ou serviço, considerando também a sua concorrência.
Uma outra dica valiosa é não utilizar-se de conteúdo de outros sites. Ser original e relevante em seu nicho, são fatores primordiais para os buscadores posicionarem seu site nas primeiras posições.
Não esqueça! Ao inserir links ao longo de seus textos, os quais apontam para outros sites que tenham alguma relevância, o Google estará levando a sério aquele velho ditado: “diga-me com quem andas e dir-te-ei quem és”, automaticamente posicionando de melhor maneira seu site.
Fazer com quem?
Como em qualquer função de um negócio, o responsável por otimizar seu site pode ser tanto alguém terceirizado, quanto um funcionário com conhecimento técnico na área de T.I ou de marketing digital, preferencialmente alguém que entenda um pouco de cada área.
E assim como outras decisões difíceis acerca do negócio, é preciso levar em consideração uma série de fatores para esta contratação:
– geralmente quem está trabalhando fulltime na organização, entende do DNA da empresa e por consequência, pode apresentar resultados estratégicos mais bem alinhados;
– o site de sua empresa precisa ser muito complexo para você ter alguém contratado na área de SEO exclusivamente para fazer esta gestão;
– muitas vezes, o conhecimento de alguém terceirizado é maior, pelo fato desta pessoa ou empresa, atuarem neste segmento, tendo maior know-how no momento de propor algo novo ou solucionar um problema.
E onde está a “receita do bolo”?
O Google não revela os fatores que influenciam positivamente o ranking dos sites em seu sistema de busca.
No entanto contratando alguém especialista na área de desenvolvimento de sites e SEO, ficará muito mais fácil de aproximar sua empresa das primeiras páginas dos motores de busca.
Lembre-se: as técnicas de SEO são utilizadas tanto para comércios eletrônicos, quanto para qualquer site onde os prospects estejam procurando por um produto ou serviço, e quem sabe até mesmo buscando por você ou sua empresa!
Para isso, separe uma verba para alinhar marketing com T.I no próximo semestre. Invista no refinamento de seu site, contatando um especialista na área para fazer um diagnóstico de sua empresa virtual assim que possível!