Há duas situações em que você pode vender mais para o mesmo cliente: aquela que acontece enquanto o cliente ainda está na sua loja e aquela que ocorre após ele já ter saído da sua loja.
A primeira situação retrata a venda em que o cliente queria comprar apenas um item, mas levou mais que isso (exemplo: o cliente queria um traje, mas acabou levando mais um cinto e uma camisa). A segunda situação é aquela que acontece depois que o cliente comprou e foi embora (o chamado pós-venda).
Em ambos os casos o “vender mais para o mesmo cliente” não é uma tarefa fácil.
Acompanhe algumas dicas que podem facilitar esse processo e aumentar o faturamento de sua loja!
Treine muito e sempre a sua equipe de vendas
Contar com colaboradores bem treinados e orientados para o bom atendimento, é a maior garantia de vendas e satisfação do cliente.
Saber o ponto certo de ser solícito sem ser adulador, receber bem e saber demonstrar as qualidades do produto ou serviço em questão, além de ter a medida exata de até onde “forçar” outras vendas (a mais daquela pela qual o cliente está na loja), é fundamental.
Isso é resultado de um bom treinamento e constante aperfeiçoamento do vendedor.
Crie um cadastro com uma pequena pesquisa
Aproveite a primeira compra de seu cliente para criar um cadastro capaz de facilitar e perpetuar o seu relacionamento com ele. Você pode fazê-lo por meio de um sistema de gestão ou de um CRM.
Além do cadastro normal que todo estabelecimento realiza, insira algumas perguntas rápidas ligadas à natureza do seu negócio. Isso irá facilitar seus próximos contatos.
Um exemplo: se você tem uma loja de artigos esportivos, pergunte com que frequência ele pratica, qual esporte e onde se exercita. Se tem uma loja de móveis, identifique qual o projeto está sendo feito, se é realizado com o apoio de um arquiteto ou de outra pessoa decisora no processo e quais os elementos/peças fundamentais para o cliente adquirir neste momento.
Aqui, mais uma vez, a dose certa de até onde perguntar trará bons resultados, fazendo com que sua empresa se relacione com o cliente de forma personalizada.
Estabeleça uma política de relacionamento
Todo o negócio de varejo realiza promoções, oferta de produtos, lançamentos de coleções e aproveita o calendário promocional para aumentar o seu upsell.
E é nesta hora que o gestor e equipe de vendas, devem aproveitar o seu arquivo de clientes para entrar em contato com os mesmos.
Envie um e-mail marketing contando as novidades e preços especiais; ligue para ele, se for o caso, para que ele se sinta importante e para que ele aproveite o dia seguinte, com uma oferta imperdível. E não esqueça: faça-se presente no dia do seu aniversário.
Quem sabe não coincide com alguma coisa do seu estoque?
Comunique os benefícios do produto e não o preço
A não ser que você tenha alguma oferta realmente imbatível, extremamente vantajosa em relação à concorrência, não coloque preços na sua comunicação.
Fale preferencialmente nos benefícios do produto ou serviço que você está oferecendo. Desta forma você estará descaracterizando o interesse comercial, aguçando a sua expectativa em relação aos mesmos e deixando margem para uma eventual negociação.
E não deixe de comunicar, afinal, a propaganda, independentemente de seu formato, é a alma do negócio, não é mesmo?
Pronto para vender mais para o mesmo cliente? Aproveite as dicas acima e, caso encontrar dificuldades para o controle do seu arquivo de clientes, um bom sistema de gestão pode ser o seu grande aliado para administrar todos os seus arquivos, lembrá-lo de tudo que se refere ao seu cliente e, ainda, sistematizar toda a sua comunicação com ele.
Boas vendas!
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