Do ponto de vista do consumidor, principalmente há uns anos atrás, quando se realizava uma compra em alguma loja e era necessário aguardar a entrega, sabia-se que muitos desencontros poderiam existir entre a aquisição de um móvel ou eletrodoméstico, até a chegada do mesmo no local combinado, afinal, não existia um processo de entrega efetivo e de comunicação com o cliente, visto que os aparelhos celulares e computadores ficaram populares somente no final da década de 90.
E se a entrega já foi o principal ponto de reclamações dos consumidores, melhorá-la a cada dia passou a ser um dos grandes desafios do lojista moderno, fazendo com que o cuidado com a satisfação do cliente para com seu estabelecimento comercial, ocorra do início ao fim, ou seja, do momento em que o cliente entra na loja, até um dos serviços do final da cadeia, a entrega.
Veja 3 ideias para não errar neste momento, do como melhorar o processo de entrega de sua loja!
Foco no sistema de controle de entregas
Aumentar a vantagem competitiva de sua loja frente à concorrência, por meio de uma cadeia de suprimentos bem organizada, será certamente o passo inicial na melhoria do processo de entrega da sua loja. Por meio de um sistema de gestão, com módulo especificamente desenvolvido para a entrega, sua loja terá o controle da logística para que tudo ocorra no prazo combinado com o cliente. Afinal, a gestão de vendas passa certamente por um sistema de entrega, onde você deve ter condições de acompanhar todo o processo de expedição, desde a separação dos produtos até a entrega efetiva, além de poder agendar, cadastrar montagens, ter a possibilidade de identificar os pedidos com as entregas pendentes, bem como executar o plano o logístico, além de ter a definição de cobrança de frete e gerenciar todo o cronograma, desta forma, evitando atrasos e perda de recursos.
Marketing até na entrega!
Trabalhar com a premissa de que o cliente não retornará, caso não tenha sua expectativa de compra cumprida, é necessário para fazer do processo de entrega um momento especial para o consumidor. Muitas lojas estão investindo em mensagens personalizadas para o cliente, trabalhando com descontos exclusivos, brindes, embalagens diferenciadas e até mesmo, cartões assinados pelo proprietário da loja, informando qualquer procedimento inerente a compra efetuada. Um pouco de marketing, até mesmo na hora de entregar, surpreende o cliente que está à espera de algo que desejou durante um bom tempo.
Venda a ideia para seu fornecedor usar um sistema de gestão
A demanda entre a oferta e procura de determinado produto, deve estar aliada à capacidade de produção. Ter entre os parceiros de suprimento empresas que são organizadas para repor seu estoque, que possuem um sistema de gestão de produção e que por consequência colaboram na melhora do processo de entrega como um todo, fará com que sua loja diminua algumas perdas e melhore automaticamente a parte de custos, sendo possível atender a demanda existente e entregar nos prazos previstos, incrementando a receita de sua loja de forma planejada ao longo dos meses.
É importante lembrar que para uma boa gestão de entregas, existe um trabalho de base essencial que passa pelas equipes de planejamento, produção, financeiro e marketing atuando de forma integrada, sendo fundamental um plano de ação eficaz!
Afinal, sem planejar, sua loja corre o risco de produzir ou encomendar mais que o necessário e sem a inteligência financeira e de marketing, você estará sujeito a não ter previsões orçamentárias coerentes, tanto pela falta de escoamento das mercadorias, quanto pela falta de monitoramento das campanhas promocionais realizadas.
Lembre-se que o pilar para o cumprimento de prazos de entrega, passa por todos os setores de sua loja, onde cada um deles contribui para que a cadeira de suprimentos tenha o equilíbrio necessário.