Gestão Empresarial

3 Dicas básicas para uma equipe de vendas de excelência!

A equipe de vendas de excelência resulta de ações que devem ser consideradas pelo gestor comercial, pois são da sua responsabilidade o planejamento e a execução das estratégias de vendas.

Cabe a ele determinar o perfil mais adequado e recrutar basicamente entre três tipos de vendedores: os de relacionamento, os técnicos ou os chamados “caçadores”. Nada muito complicado se consideradas algumas dicas para se chegar lá:

As necessidades do negócio

Negócios mais complexos (como os de TI, por exemplo), tendem a ciclos de vendas mais longos e, nestes casos, o vendedor de relacionamento é o mais indicado.

Nas vendas mais curtas (máquinas e equipamentos), o vendedor com perfil mais técnico é o mais preparado para a defesa técnica.

Já o vendedor caçador, por sua vez, tende a ser muito bom em televendas, ou em mercados de difícil acesso.

A experiência pode ser relevante

Resultados imediatos costumam ser obtidos por vendedores mais experientes.

O mercado é prova disso. Uma boa dica é avaliar a experiência dos candidatos em outras empresas e considerar que, em alguns casos, muitos deles já possuem uma carteira pronta de clientes. Isso, além de facilitar a captação de novos negócios, também contribui para o bom relacionamento com os mesmos.

A remuneração como fator decisivo

A remuneração é sempre determinante para a contratação de uma equipe e decisiva para a formação de um time mais ou menos experiente.

Para facilitar o processo de recrutamento, o ideal é ter uma política clara de remuneração fixa e variável, mantendo os valores fixos mais baixos e, as comissões, mais atrativas, possibilitando ganhos para todos os componentes da equipe.

Considerações finais

É preciso considerar que, em muitos casos, existe a necessidade de se trabalhar com equipes com dois ou até mesmo os três perfis de vendedores.

Por exemplo, numa empresa de software: já é bastante comum, para muitas organizações, trabalhar com equipes especializadas em contas novas, responsáveis por detectar oportunidades e fechar a primeira venda com base num perfil mais técnico. Feito isso, também é comum o cliente continuar a ser atendido pelo vendedor de relacionamento, com o apoio da equipe técnica, sempre que a situação exigir.

Por fim, é importante ressaltar duas coisas: não há um perfil ideal de vendedor, o que existe é o vendedor mais adequado para sua empresa; e que mesmo que se cumpram todas as etapas para a formação de uma equipe de vendas de excelência, um bom programa de sistema de gestão irá consolidar os bons resultados para sua empresa.

Foto: http://www.techipedia.com/

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