Gestão Empresarial

Gestão de Processos para loja: aumente seus ganhos

A gestão de processos é de suma importância para o lojista que busca manter seu negócio próspero, bem como sua equipe alinhada, além de proporcionar a melhoria do mix de produtos e de seus serviços para os clientes.

Para você, que deseja melhorar a gestão de sua loja e aumentar seus ganhos, temos algumas dicas a seguir do como colocar isso em prática!

Iniciando pelo Mapeamento de Processos

Desenhar um fluxograma com todos os processos de seu negócio é conseguir visualizar onde estão as perdas para aumentar os ganhos.

Colocar literalmente a “mão na massa”, desenvolvendo e depois mapeando cada um dos processos de sua loja, é a chave para ter o controle de sua empresa.

Os tipos mais conhecidos de Fluxograma de Processos

Você sabia que existem dois tipos fluxogramas mais utilizados para mapear processos?

O primeiro é Fluxograma de Processos Linear e o segundo, o Fluxograma Funcional.

No fluxograma linear a sequência de tarefas é mapeada com um score, uma pontuação acrescida de acordo com o nível decisão. Este modelo é usado para exemplificar o funcionamento de uma demanda, ou seja, com este tipo de fluxograma, o lojista consegue ter todas as etapas identificadas para melhoria de tarefas e desta forma, evitar retrabalhos.

Já o Fluxograma Funcional é o ideal para mapear áreas correlatas dentro de sua loja, identificando os processos com interfaces entre os setores e departamentos.

O principal objetivo deste tipo de mapeamento é conseguir o mapeamento de distintas tarefas, executadas entre as áreas e que possuem o mesmo input e output (fluxo de entrada e saída).

Quer saber como criar um Fluxograma de Processos? Clique aqui!

Em suma, a gestão de processos é importante para sua loja para:
  • Evitar o desperdício de horas de trabalho de sua equipe, bem como o retrabalho;
  • Melhorar a capacidade operacional, reduzir gargalos e com isto aumentar lucratividade;
  • Simplificar a gestão, principalmente quando há um sistema eficaz para auxílio de processos;
  • Monitorar tarefas e fazer gestão de competências de forma assertiva.

Mas o que o atendimento ao cliente e a gestão de processos tem em comum?

Você já parou para pensar que seu cliente final precisa enxergar o valor agregado no que está comprando, visto que muitos produtos se encontram facilmente na concorrência?

Por isto, é fundamental que a equipe da ponta esteja bem treinada e conheça a política e os processos de sua empresa, bem como os ideais de missão, visão e valores da organização, pois isto influenciará na percepção do consumidor ao fazer negócios com sua loja.

Pense nisto e invista tempo para o desenvolvimento e controle de seus processos.

Invista principalmente em um sistema de gestão para a melhoria, de forma mais rápida e pontual, de todos os departamentos de sua loja!

Deixe seu comentário