Gestão Empresarial

5 Dicas para Vender em um Marketplace!

O Marketplace é um shopping virtual que oferece ao consumidor a oportunidade de comprar qualquer produto de forma rápida e econômica.

De forma rápida, pelo fato de que o consumidor faz a compra via internet, sem precisar ir de loja em loja para decidir. Econômica, pois ele tem a melhor relação custo x benefício, na ponta do dedo, bastando acessar as opções de oferta, escolher o produto, acertar a modalidade e as condições de pagamento, e aguardar o produto no prazo combinado.

Se você ainda não é um seller (vendedor) de Marketplace, não sabe o que está perdendo!

Acompanhe as dicas a seguir:

Escolha bem o Marketplace
Existem inúmeras opções no mercado. Comece considerando aqueles onde está a sua concorrência.

Analise o esforço de marketing que cada uma faz e o seu índice de recall (capacidade de lembrança pelo mercado).

Procure comprovar a sua reputação baseada no grau de satisfação de consumidores que já experimentaram os seus serviços. Atenção: preço, frete e tempo de entrega devem ser decisivos na sua tomada de decisão;

 

Estabeleça diferenciais
Já que você vai participar de um Marketplace onde também está sua concorrência, é preciso planejar suas ações e buscar diferenciais em relação a ela.

Iniciativas como condições facilitadas para o cliente, bem como entrega grátis para algumas regiões ou para produtos específicos, podem representar pontos preciosos em seu favor e decidir o negócio. Fique atento à concorrência e ao que você pode oferecer;

 

Atente para sua imagem
Uma boa maneira de também se diferenciar e valorizar o seu produto é ter o máximo cuidado com a sua apresentação.

Disponibilize fotos bem produzidas, com uma resolução capaz de oferecer recursos de zoom e vistas de vários ângulos.

Fotos com mais de 1000 pixels oferecem essa possibilidade. Se o produto exigir algum plano detalhe relevante, mostre-o;

 

Veja as regras para a descrição de itens
Normalmente os Marketplaces têm regras específicas para descrever os produtos anunciados.

Fale com o gerente da conta para chegar à melhor solução e lembre que cada canal de comunicação tem a sua própria linguagem.

Neste caso, o texto final deve ser mais comercial do que técnico e conter palavras que o cliente vá pesquisar no campo de busca.

As palavras-chave também são importantes para o posicionamento em sites de busca, como o Google, por exemplo;

 

Integre-se ao Marketplace
Que o Marketplace é um ótimo canal para alavancar suas vendas não há dúvidas. Mas é preciso muito cuidado na gestão de todo o seu processo.

Uma boa solução é adotar um sistema de gestão integrado para facilitar o controle e administração do estoque, da precificação e de todos os pedidos gerados no Marketplace. E tudo isso, sem afetar o fluxo operacional de sua loja.

Aproveite o alto tráfego qualificado dos melhores marketplaces do Brasil e faça como milhares de lojistas já estão fazendo: adote esta estratégia e aumente as suas vendas. Os resultados serão surpreendentes. Pode apostar!

 

Deixe seu comentário