Economia

3 dicas para estimular a inovação em sua empresa!

Muitos executivos e proprietários de negócios andam se questionando sobre o que poderiam fazer para inovar.
Alguns elementos como criatividade e empreendedorismo, são fatores-chave neste processo, e devem estar presentes desde o início em sua estratégia.

No transcurso deste processo, será natural que certas práticas sejam modificadas, pois a ideia de que é preciso além de planejar, executar, fará com que o gestor responsável pela transição estimule automaticamente em seu time, algumas atitudes para a troca de cultura interna.

Além de eleger um supervisor para estar à frente deste projeto, que em casos de empresas mais enxutas pode ser inclusive o proprietário do negócio, em muitos cenários o mundo ideal é que existam diversos tipos de perfis de colaboradores, para que as experiências focadas em inovação possam ser compartilhadas e novos pontos de vista sejam analisados, enriquecendo ainda mais o andamento deste processo.

Acompanhe a seguir mais 3 dicas para estimular a inovação em sua empresa!

Desafiar os colaboradores

É preciso fazer com que funcionários mais antigos estejam preparados para mudar o modus operandi, ou seja, fazer com que aquele gerente que está acostumado a trabalhar de uma forma, comece a apresentar soluções diferentes para um determinado desafio lançado.Você perceberá que seu colaborador no início ficará um pouco incomodado, pois realmente estava acostumado a ir por um caminho pré-estabelecido.

Por consequência, fará com que o mesmo se mantenha motivado e melhore sua capacidade produtiva, mostrando que existem outras possibilidades de solucionar as demandas do dia a dia, inclusive tornando este colaborador capaz de influenciar positivamente sua equipe no futuro.

Dança das cadeiras

Segundo a “gigante” 3M, multinacional americana com portfólio de mais de 55.000 produtos, realizar o job rotation, ou fazer com que seu colaborador tenha novas experiências em outros setores ou cargos de sua empresa, é uma tendência que favorecerá o ambiente de aprendizagem contínua nas organizações, onde “todos poderão explorar novos universos de conhecimento, estabelecer contatos, absorver conceitos e maneiras diferentes de realizar o trabalho, produzindo uma mistura com potencial inovador.”

Pense se é possível realizar trocas internas entre setores ou se ainda existe a possibilidade de construir um plano de cargos e salários para sua empresa, fazendo com que o grupo saiba que poderá crescer em suas posições e permanecer em seu time por mais tempo.

Relações horizontais

Em tempos de internet e gestão por competências, é fundamental que o gestor de um negócio saiba conciliar os novos comportamentos e modelos de trabalho.

Na medida em que existe inclusive aprimoramento nas relações hierárquicas, modelos engessados podem acabar minando aquele funcionário que tem uma ideia brilhante para fazer seu negócio prosperar.

E se o ambiente de criatividade e empreendedorismo requer certa liberdade, é necessário então que o gestor saiba tolerar alguns erros que podem surgir na medida em que há inovação em seu negócio, lembrando que reconhecer o trabalho e o esforço de sua equipe em mudar, é uma atitude que parte de uma liderança sólida e que propicia um ambiente adequado para que estas mudanças ocorram!

A dica aqui é abrir espaço para sua equipe participar, afinal a parceria com o operacional, o tático e o estratégico bem alinhados, geralmente tende a ser um sucesso!

Deixe seu comentário