Gestão Empresarial

Você está exercitando a arte da liderança?

Escrito por Fernanda Delgado

Muitas pessoas buscam encontrar em seu dia a dia profissional, a linha tênue que separa o ser gestor, ou seja, trabalhar em prol de resultados, e o ser líder, função muito mais atrelada aos hábitos e estilo de vida, que apenas ter o título ou poder à frente de uma equipe.

E como desenvolver aptidões coerentes com nosso estilo de personalidade?

Buscar entender o funcionário e encorajá-lo a expressar suas vontades e opiniões, são ótimas maneiras de compreender a linha de raciocínio de cada participante de um determinado grupo, para desta forma, conseguir lidar com as diferenças e frustrações que podem vir a acontecer ao longo da relação de trabalho; afinal, a decisão de um líder por um caminho ou outro, deverá sempre ser o mais próxima de estratégias que alinhem o bem da empresa, ao bem comum.

Geralmente o líder possui a capacidade de se relacionar com qualquer tipo de pessoa, afinal possui a incumbência de transmitir ao grupo, orientações acerca da cultura da empresa, bem como sobre a realização de determinada tarefa.

E que tal praticar alguns hábitos de sucesso?

Veja abaixo, 6 táticas para chegar com sucesso aos resultados pretendidos e simultaneamente, exercer sua capacidade de liderança:

  1. Ficar ao lado de sua equipe: entender a função de cada um dentro do grupo é fundamental para poder orientar e conduzir todos ao sucesso. Não basta cobrar, é preciso ter empatia e entendimento das dificuldades de execução de cada tarefa.
  2. Incentivar o grupo: encorajar pessoas, principalmente diante de um cenário negativo, desenvolve um elo de confiança entre líder e liderado. Esta atitude criará um ambiente seguro e de ajuda mútua.
  3. Encontrar juntos a melhor solução: incluir-se no trabalho de busca pela conclusão de uma tarefa para consequentemente conseguir chegar a um resultado eficaz, é uma das práticas dos melhores líderes. Conhecer a capacidade de cada um com quem se trabalha, é primordial para desenvolver as características de cada funcionário e com isto, ser capaz de delegar as demandas de acordo com cada perfil.
  4. Assumir responsabilidades: quando um ganha, ganham todos. E quando se fracassa? Líderes de sucesso se concentram nos resultados do grupo, entretanto se algo der errado, reconhecem o problema e incluem-se tanto no mérito, quanto em algo que deu errado. Isto é sinônimo de humildade e de desenvolvimento do legítimo trabalho em equipe.
  5. Dar exemplo: premissa básica para quem precisa obter resultados de um grupo é praticar o que se fala. Por estar sempre sendo observado, o líder deve ser um exemplo, ensinando caminhos para conduzir cada indivíduo ao sucesso.
  6. Resolver problemas: este item está intimamente ligado à experiência de vida ou experiência na função, afinal sob pressão, um líder deve saber guiar o grupo no caminho para a melhor decisão estratégica, sobretudo, possuir conhecimento suficiente para aplicar as táticas que levarão a ela.

É de suma importância, lembrar que a responsabilidade em ser um líder está intimamente ligada à consciência de que qualquer decisão tomada pode impactar diretamente na vida do outro. Esta é certamente a premissa para exercer com sucesso uma função de destaque em qualquer segmento empresarial.

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Fernanda Delgado

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