Economia

Representantes comerciais: 3 dicas essenciais para gerir seu time!

Você já pensou que ao contratar os serviços de representantes comerciais autônomos, pode automaticamente reduzir os custos fixos de sua loja?

No entanto, é necessária muita atenção quanto ao recrutamento e elaboração de contratos, selecionando um time de peso no mercado, além de liderar com foco em motivação, inserindo no dia a dia desta relação de trabalho, métodos de feedback consistentes e que possam servir para  a avaliação de desempenho e metas.

Desenvolver novos formatos de trabalho de representação, geralmente colabora também para o aumento de lucratividade de uma empresa, principalmente se for feita uma gestão de excelência. Com o auxílio de um bom sistema – com informações além das vendas em si, como estoque e mix de produtos – sua loja terá um retorno permanentemente maior, afinal contar atualmente com uma ferramenta que acompanha todas as fases do negócio, contribuirá para seu resultado ser mais completo.

Veja abaixo mais 3 dicas essenciais para melhorar a gestão de seu time de representantes comerciais:

Planejamento de vendas

O gestor comercial, responsável pelo time, deve observar se existe um planejamento de vendas e como está sua força para as atividades a serem desempenhadas.

De nada adianta prever negociações e calcular metas, se o grupo de trabalho está desfalcado ou se sua estrutura organizacional não conta, por exemplo, com alianças estratégicas de mercado ou com mecanismos de recompensa por desempenho.

Faça primeiramente um trabalho de base, para posteriormente pensar em alcançar as metas.

O perfil ideal

Tenha cuidado, desde a contratação, em identificar um perfil com determinada postura ou até mesmo, exija dependendo da área de atuação, conhecimento técnico, além de alguma bagagem no setor, pois como o representante comercial possui de certa forma um comprometimento menor com seu negócio, faz-se necessário o aprofundamento no conhecimento de normas, linha de produtos e serviços prestados pela empresa.

Treinamento

Por mais que o representante atue de forma independente, é preciso respeitar a gestão do negócio com base em seu propósito, missão, visão e valores. Sua empresa deve oferecer treinamentos e reciclagens constantes, visando transmitir a cultura e melhores práticas de vendas.

Nesta etapa é importante orientar o grupo de que todos deverão reportar-se ao departamento responsável em caso de informações ou decisões estratégicas.

Vale lembrar que identificar distintos perfis de negócios, além de adequá-los de acordo com a carteira de clientes, fará com que o atendimento ao cliente seja cada vez melhor, ou seja, colocar alguém com experiência no atendimento de grandes contas, para ter como interface um pequeno negócio, poderá não ser tão efetivo quanto o representante acostumado a lidar com o pequeno empreendedor, suas necessidades específicas e vice-versa.

E a solução?

A representação comercial pode ser uma grande solução para a melhoria de vendas, principalmente se seu produto oferece boas margens de lucro para quem o comercializa.

Contudo, é fundamental monitorar e identificar se a relação com cliente vai bem, ou até mesmo se os resultados estão satisfatórios, tendo a ciência se é hora de treinar, motivar ou desligar o representante.

Perceba que o representante comercial é sua empresa materializada para o mercado e avalie sempre se sua organização está bem apresentada por meio deste parceiro!

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