Marketing

Live marketing: o que é e como começar a utilizar!

O marketing promocional já não é mais o mesmo.

Estamos falando de forma incessante que em tempos de experiência de consumo e novas tendências na comunicação, é mais que necessário estar atento aos sentidos.

No plano de marketing, onde geralmente constavam ações promocionais isoladas, como eventos, feiras e congressos, neste momento também se encontra uma série distinta de interações vivas com os consumidores, ou seja, passamos a falar de live marketing, ou segundo a Associação de Marketing Promocional (AMPRO), da “união de atividades de marketing que conseguem provocar interlocução entre marcas, produtos e pessoas, por meio de sensações como o olhar e o olfato, o que permite fazer parte do momento de entusiasmo de um fã, porque tudo acontece ao vivo”. É nesta etapa em que encontramos consumidores sendo especificamente denominados como shoppers – aqueles analisados pelo estado de espírito no momento de compra – e quem de fato está no PDV e interage com o vendedor.

Observando que anteriormente a grande parte das ações de comunicação era complexa e envolvia em sua maioria, a necessária execução em tempo real, agora, temos as interações por meio dos aparatos digitais, colaborando dentro deste universo do live marketing, para as ações de merchandising e eventos, fazendo com os clientes tenham um engajamento muito maior com seu negócio em diversas plataformas, além de um envolvimento com a marca que perdurará por meio da experiência e do buzz gerado.

Ativações e ações dentro ou fora do PDV, neste momento podem ser registradas e servirão como um instrumento fenomenal para sua loja ter material e trabalhar, por exemplo, o marketing viral, podendo ser divulgadas em redes sociais, visando o aumento exponencial na difusão da sua marca. Por meio de influencers, que podem ser celebridades, ativistas ou experts em determinada área, você poderá obter muitos seguidores, afinal, pessoas lembradas e respeitadas por outras pessoas que fazem parte do seu público-alvo, acabam sendo porta-vozes de sua marca em seu segmento.

“Olhamos o live marketing como a união de atividades de marketing que consigam provocar interlocução entre marcas, produtos e pessoas, por meio de sensações como o olhar e o olfato”, resume Marcelo Lenhard, da agência Hands, especializada em realizar projetos customizados para grandes marcas.

E se anteriormente a mídia era conduzida em uma via de mão única, onde o futuro cliente raramente participava ou interagia com a marca, atualmente as promoções, incentivos, ativações e ações de ponto de venda, podem contar com um alto grau de envolvimento do consumidor, fazendo toda a diferença para o engajamento deste com a sua marca!

Veja algumas das mais importantes ações de live marketing que aconteceram recentemente no mundo e aproveite para ter algumas inspirações para as suas!

Heineken – https://vimeo.com/148142316

Red Bull – https://www.youtube.com/watch?v=mcbtRvoIVjA

Coca-Cola – https://www.youtube.com/watch?v=g2KFxXp-2Nc

Samsung – https://www.youtube.com/watch?v=WtNgDc8POnM

Windows 10 – https://vimeo.com/141183780

Deixe seu comentário