Controle de Estoque

Dropshipping: 3 Dicas para melhorar a gestão de estoque!

O gerenciamento de estoque, principalmente no início de um negócio, é sempre um desafio, haja visto que ainda não é possível calcular exatamente a dimensão da operação ou até mesmo ter um histórico para usar como base.

E se é o caso de sua loja física também ter um e-commerce, uma das grandes soluções para a questão do estoque é trabalhar com dropshipping, ou seja, um modelo de negócios específico para o gerenciamento de estoque e despacho adotado por muitos e-commerce no mundo inteiro.

Na leitura abaixo você conhecerá o que é esta técnica, suas principais características, bem como seus pontos fortes e desvantagens!

O que é dropshipping?

Basicamente o dropshipping pode ser definido como um modelo de negócios no qual o vendedor utiliza seu site como vitrine, porém não é diretamente responsável pelo despacho de itens em estoque.

E caso seu e-commerce possua uma gama grande de produtos disponíveis, entretanto, não seja o responsável pela entrega, é possível continuar atuando apenas como uma espécie de vitrine, caprichando no marketing.

O princípio básico do dropshipping é que a gestão do estoque e até mesmo o transporte é incumbida a uma terceira parte, que pode ser o próprio fabricante ou distribuidor.

Vantagens do modelo dropshipping

Uma das principais vantagens da adoção do dropshipping é o fato de que a gestão logística estará a cargo seu fornecedor, o que faz com que este modelo diminua bastante o risco de perda de dinheiro.

O uso de pouca infraestrutura é uma das principais vantagens para desenvolver seu negócio com o uso do dropshipping, afinal, toda a responsabilidade do lojista quanto às compras e organização do estoque, fica à cargo do fabricante e distribuidor.

O melhor cenário é inclusive o de seu e-commerce ter vários fornecedores, aumentando a diversidade no mix de produtos e por consequência alavancando o resultado em vendas.

Mas atenção: a vantagem em se posicionar como vitrine de negócios, faz com que seus investimentos estejam voltados para comunicação e marketing, visando o escoamento, a venda do produto em si.

As “dores” de utilizar o dropshipping

E como todas as inovações tem seus pontos de perdas, é importante analisar antes de implementar de vez esta sistematização de estoque.

Um dos principais pontos de atenção é o fato de a logística ficar por conta dos parceiros.

Caso o cliente precise trocar ou devolver algo, é de suma importância que o contato seja feito diretamente com sua loja, afinal, o importante é fazer com que o cliente fale com a marca que o atendeu, diminuindo riscos de outras informações.

Quanto à margem de lucros, sua loja precisará ter na “ponta do lápis” as diferentes tabelas de preço de cada fornecedor, inclusive levando em consideração que alguns destes podem ser de fora do Brasil, podendo gerar alguma sobretaxa ou detalhe diferenciado.

Outro ponto de atenção ao utilizar o dropshipping é conseguir fornecedores que ofertem produtos diversos, para sua loja não ficar dependente dos mesmos produtos da concorrência e conseguir trabalhar com uma certa variedade. Atente-se no momento de optar por este ou aquele fornecedor.

É preciso levar em consideração que dropshipping é um modelo super bacana de gerenciamento de estoque e logística, principalmente para aqueles negócios que estão começando, visto que permite o investimento em divulgação da marca, ou seja, em um momento fundamental para a consolidação de um bom trabalho de branding, bem como contribui no sentido de evitar o investimento muito alto em processos logísticos.

Por fim, o grande segredo do sucesso para o lojista atuar bem com o modelo do dropshipping é selecionar com muita cautela seus parceiros, caprichar na experiência do usuário no site e no atendimento, assim como ter como base um bom sistema de gestão!

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