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Como usar redes sociais no varejo?

Escrito por Fernanda Delgado

A importância das redes sociais

“Para 77% dos brasileiros, o relacionamento direto com varejo por meio das redes sociais tem influência na decisão de compra”. Esse é o resultado da pesquisa realizada pela Consultoria Price Water House Coopers, o que confirma a força e importância das mídias sociais no país.

E que elas são um grande sucesso, ninguém mais duvida.  Mas qual o segredo para ganhar audiência nesse tipo de canal?

Simples: as redes sociais vêm de encontro a um dos princípios do Marketing, que é permitir “estar onde o cliente está”.

Vantagens das redes sociais

As principais vantagens do chamado s-commerce ou comércio social são: possuir a velocidade na comunicação exigida nos dias de hoje, além de permitir exercitar a criatividade e atrair, cada vez mais, compradores para o varejo.

Dessa forma, também é possível interagir com os consumidores, promovendo ofertas e promoções especiais, de forma fácil e rápida. E esse contato direto do consumidor com o varejo é outra vantagem.

Dicas de como usar as rede sociais

Não existe uma regra geral, mas um bom começo para seu plano de comunicação nas redes deve considerar três etapas: um cronograma de horários e frequência de postagens, um controle inicial, partindo da análise das curtidas e comentários, conhecido como engajamento e a correção de rota para a melhoria do desempenho do seu negócio.

Com as dicas a seguir fica mais fácil:

Escolha as redes sociais certas
O acerto do seu plano de comunicação começa pela escolha das redes onde você irá fazer as suas publicações, o que pode ser feito facilmente através da análise do perfil de cada uma delas, sempre de acordo com o tipo de comprador de sua loja , conhecido como target ( no sentido mais amplo) ou persona (mais específico).

Mas lembre-se: quanto mais redes, mais trabalho para o monitoramento dos resultados.

Sobre o planejamento de conteúdo

Atue exatamente como na propaganda tradicional. Programe suas publicações em
dias, horas e tamanhos pré-determinados e fale das vantagens do seu negócio, sem esquecer os assuntos de interesse do seu público.

Quanto mais atrativas e dinâmicas forem suas publicações, melhor a fixação da sua marca junto aos consumidores.

Aproveite para conhecer o seu público
Utilizando as redes sociais é possível conhecer melhor quem interage com sua marca, saber o que as pessoas pensam, quais as suas expectativas, opiniões e, sobretudo, qual a sua percepção sobre o valor do seu negócio.

Isso permite, inclusive, um modelo de relacionamento mais assertivo com ele, utilizando um bom sistema de gestão ou um CRM para o armazenamento das informações.

Preserve a sua boa imagem no mercado
Tudo bem que as vantagens de estar nas redes sociais contribuem para o crescimento das vendas, mas a boa imagem do seu negócio é fundamental para manter essa constante.

Por isso, o bom atendimento também deve prevalecer nas mídias sociais.

Portanto, cuide ao máximo para ser bem falado e recomendado nas redes sociais, pois quem ainda não é seu cliente, certamente vai buscar informações de sua marca em primeiro lugar nelas. Atente-se!

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Fernanda Delgado

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