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Como usar o Calendário Promocional para ações de Marketing em sua Loja?

Escrito por Fernanda Delgado

O calendário promocional é o conjunto de datas comemorativas no ano, que serve de referência para o planejamento de uma organização e o aumento de suas vendas através de promoções sazonais.

Sua origem se deu na França, quando em meados do século XVIII, criou-se uma ação de vendas para “ovos de páscoa”.

Hoje, o calendário promocional contempla todo tipo de comemorações e homenagens (estrategicamente distribuídas ao longo do ano) e contribui significativamente para o aumento das vendas do varejo quando bem utilizado.

Acompanhe algumas dicas nesse sentido:

Trabalhe com o calendário da sua região
A primeira coisa a fazer é obter o calendário promocional completo da sua região. Isso normalmente se consegue junto à Associação Comercial local.

Dessa maneira você poderá planejar as suas ações de marketing sem o risco de esquecer alguma data importante como, por exemplo, o aniversário da cidade ou alguma outra comemoração específica do lugar;

Planeje o ano comercial antecipadamente
Com o calendário promocional em mãos, fica mais fácil planejar o ano seguinte.

Saber antecipadamente quais as épocas em que acontece o Carnaval, a Páscoa, os Dias das Mães, Pais e Crianças, por exemplo, facilita uma série de providências: compras, estoque, promoções específicas, treinamento de colaboradores, enfim, preparação para que as coisas aconteçam de maneira natural, sem atropelos de última hora;

Pense em parcerias com os fornecedores
Assim como é recomendável que você planeje o seu ano comercial com antecipação, também é aconselhável que isto aconteça com seus fornecedores.

Se você planejou parcerias com fornecedores, comece a negociar desde já. Dessa maneira, os dois lados estarão melhores preparados quando a época chegar.

NA HORA DE EXECUTAR OS EVENTOS DO CALENDÁRIO

Treine a equipe de colaboradores
Comunique aos seus colaboradores o que a empresa pretende em relação às datas comemorativas.

Mostre as eventuais parcerias com fornecedores ou as promoções imaginadas.

Treine a linha de frente para a venda dos produtos com maior enfoque e deixe claro até onde é possível negociar para não comprometer a margem o lucro;

Prepare a campanha de marketing
Execute a campanha de marketing de forma a reforçar a data a ser comemorada, conceitual e graficamente.

Cuide para manter uma unidade de linguagem em todos os meios e peças utilizados. Dê ciência da campanha para sua equipe de vendas, antecipadamente;

Evidencie produtos e serviços próprios para a data
Escolha os produtos ou serviços mais adequados às datas comemorativas e faça dos mesmos os carros-chefes da sua campanha de marketing.

Se estiverem em promoção por conta de parcerias com os fornecedores, melhor ainda;

Por fim, uma última dica!

As ações acima serão mais facilitadas para as lojas que possuem um sistema de gestão integrado, ou seja, uma tecnologia capaz de administrar o calendário promocional desde o seu planejamento até a execução e controle de todas as etapas e para todos os eventos. Invista sem dúvidas!

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Fernanda Delgado

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