Economia

Como melhorar seu processo de logística? Conheça 4 dicas valiosas!

O processo de logística alinhado à gestão de vendas, certamente faz toda diferença para seu negócio atuar de forma competitiva, visto que a entrega é o item número um em reclamações por parte de consumidores ao realizar compras em estabelecimentos físicos ou até mesmo em e-commerces.

Entre as queixas mais comuns de clientes insatisfeitos, estão data de entrega combinada não respeitada, mercadorias que chegam danificadas, extravios de produtos, assim como pacotes sem a encomenda ou com produto errado.

A questão é que diante de todos os desafios do lojista, se faz necessária a priorização de ações focadas no processo de logística, podendo este ser inclusive, o fator-chave do sucesso da loja junto ao cliente, além de um super diferencial competitivo em tempos de concorrência acirrada.

Veja então, 4 dicas de ouro para melhorar o desempenho de seu estabelecimento comercial no quesito entregas:

Foque na gestão do estoque de produtos

Muitas vezes as falhas de logística podem iniciar na ponta da cadeia, ou seja, na falta de gerenciamento de estoque, um problema comum e que pode ameaçar muitos negócios no varejo. Por isto, é necessária a prévia atenção em todas as movimentações vinculadas às entradas e saídas de produtos, para que o controle de mercadorias funcione de forma efetiva.

Tenha um sistema de gestão com um módulo específico para controle de estoque e entregas

Por meio de um sistema eficaz, as informações acerca de entregas, além daquelas referentes ao estoque e à administração de vendas, auxiliarão na organização do processo de logística como um todo. Funções como agendamento, cadastro dos tipos de montagens e identificação dos pedidos pendentes, devem estar presentes na contratação de um bom software de gestão, colaborando para a execução do plano logístico.

Tenha uma equipe com fornecedores confiáveis

Contar com parceiros de confiança é fundamental para que suas entregas cheguem no prazo combinado com o cliente. Por isso, entender das cláusulas presentes no contrato de prestação de serviços é premissa para operacionalizar com excelência a frota de um terceirizado, inclusive com condições de prestar satisfações ao consumidor de onde possa estar determinada encomenda. Ter cautela na escolha dos fornecedores passa a ser essencial para o sucesso de uma operação de logística.

E sua estratégia de entrega, está definida?

De acordo com pesquisa realizada em 2015 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), no Brasil o número de rodovias que apresentam algum tipo de deficiência em relação à pavimentação, chega a 48,6%. Por isso, a sugestão é considerar outros tipos de soluções de transporte, como exemplo, avião, trens ou até mesmo embarcações, realizando uma comparação dos diversos canais para envio de produtos, dos quais sua loja possa usufruir com inteligência.

Observe que seu sistema de distribuição deve estar alinhado de dentro para fora, ou seja, organize sua loja de modo a ter todas as mercadorias catalogadas em um sistema, inclusive prestando atenção na embalagem que utilizará para o despacho de produtos, afinal, para todo negócio existem encomendas prioritárias no ciclo de entrega.

Coloque estas dicas em prática, pois deste modo, sua loja conseguirá a otimização de custos operacionais e certamente será referência para consumidores e concorrência em processos logísticos!

Bons negócios!

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