Marketing Vendas

A importância do pós-venda

O pós-venda é um dos segredos para ajudar o seu negócio a crescer continuamente. Muitas empresas planejam apenas até o momento da venda, entretanto, isso é um erro comum e que pode ser evitado com algumas simples medidas. O conceito de pós-venda consiste em oferecer um suporte ao cliente após a aquisição do produto ou serviço.

Obviamente, não é tão fácil, pois tal procedimento exige muita dedicação e planejamento, tendo etapas como o relacionamento com os fornecedores, o treinamento e motivação dos colaboradores, a posse de um bom produto, a fidelização de um consumidor satisfeito, entre outras.

As estratégias podem ser variadas, dependendo sempre da viabilidade, recursos e principalmente a criatividade disponível. Uma forma prática de melhorar o pós-venda é criar uma plataforma de comunicação com conteúdo relevante. Um blog, por exemplo, pode conter textos e vídeos com tutoriais e dicas de como usar determinado equipamento.

Além disso, também é possível criar um canal como uma espécie de fórum para que os consumidores possam elencar suas dúvidas e dar sugestões.  Esse relacionamento com o cliente pode aplicar satisfatoriamente este conceito, a marca consegue fidelizar o cliente e aumentar muito a chance de uma nova compra.

Sobre o autor

Luiz Fernando Marca

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