Gestão Empresarial

7 ideias de como montar uma vitrine sedutora!

Você já parou para pensar que a vitrine de sua loja é o seu cartão de visitas? E de todas as pessoas que passam em seu estabelecimento, quantas acabam parando em frente a sua vitrine?

Pesquisas recentes sobre vitrinismo e visual merchandising apontam que o consumidor tem de 2 a 10 segundos para definir se entrará em seu estabelecimento, após olhar a vitrine.

Este item do ponto de venda é mais que um canal de comunicação: em muitas vezes acaba sendo fundamental para a conversão do cliente que está em busca de algum produto, ou seja, além da fachada, a vitrine, é responsável por transmitir toda a identidade de sua loja, sendo a grande “vedete” no momento de despertar o interesse do consumo em clientes.

Veja a seguir, 7 ideias de como acertar na montagem de uma vitrine sedutora!

O ponto de partida da vitrine

Organizar sua vitrine de forma criativa é a etapa fundamental para iniciar seu trabalho de merchandising de forma eficaz.

Uma boa iluminação, assim como a atenção ao piso e ao plano de fundo, farão total diferença na hora de chamar o olhar do cliente para seu estabelecimento.

Ter um tema para a montagem é uma opção excelente para a definição de estratégias de vendas e por consequência, dos itens a serem expostos na vitrine.

Composição de cores e formas

Após definido o tema a ser trabalhado em sua vitrine, busque elementos que “conversem” com o mote de sua campanha, como tecidos, adesivos, estampas ou objetos que demonstrem o cuidado na ambientação proposta.

Lembre-se que os tons de cores mais claros, transmitem maior amplidão, assim como os mais quentes, transparecem maior vivacidade, portanto, use e abuse das cores para apresentar seus produtos da melhor forma!

Suportes e altura

O uso de suportes para valorizar os produtos,  fará a diferença na percepção de qualidade do mesmo, afinal, um item exposto no piso e outro, que está sendo apresentado em displays, proporcionam sensações distintas e interferem na escolha final do cliente.

Atente-se inclusive ao fato de que o brasileiro não é um povo muito alto. Trabalhe com os elementos principais estando com a altura máxima de 1,80m, ideal para conseguir conversar visualmente com a maioria dos consumidores.

E não esqueça: o ponto principal de uma vitrine continua sendo o central.

Adesivos

Os adesivos com elementos decorativos podem ser feitos com materiais facilmente encontrados no mercado, como vinil-recorte ou o P.S adesivado, onde ambos proporcionam formas bem definidas para sua cenografia.

Lembre-se que o piso da vitrine, além do fundo, podem ser também adesivados, estando desta forma, integrados ao seu projeto como um todo.

Detalhes

Você já teve a sensação de que determinada loja não expôs de forma adequada os preços das mercadorias?

É importante realizar composições bem claras, estando atento para que dentro de seu projeto de vitrine, haja espaço para colocar os valores dos produtos e que estes estejam bem arranjados, não interferindo na sinalização proposta, no entanto, cumprindo sua função junto ao consumidor.

Conservação e reaproveitamento de materiais da vitrine

Observe que tipos de materiais serão utilizados e se os mesmos poderão ser reaproveitados em outra data comemorativa ou tema promocional.

É importante pensar em quanto tempo esta apresentação ficará exposta, para além de colocar na ponta do lápis os custos para execução, haja até mesmo a análise do tempo de exposição e troca deste material produzido.

Lembre-se também da limpeza do espaço da vitrine, pois se o sucesso de suas vendas está intimamente ligado à exposição bem feita dos produtos, a dica é deixá-la sempre com cara de nova.

Dica bônus: a regra de três para vitrines

Com a chegada de uma nova profissão, como a de “visual merchandiser”, novos estudos e técnicas são testados na hora de montar uma vitrine. A ideia aqui é, sempre que possível, agrupar os produtos em “grupos de três”, pois os olhos humanos estão habituados a ficar procurando algo simétrico.
*

E já que uma vitrine bem elaborada é praticamente sinônimo de que o cliente se sentirá atraído a entrar em seu estabelecimento, observe que deste ponto em diante um vendedor super treinado contribui também para fazer toda a diferença no processo da compra.

Aproveite essa combinação sedutora e faça acontecer nos resultados de sua loja!

Deixe seu comentário