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7 Gatilhos Mentais de Marketing

Escrito por Fernanda Delgado

Gatilhos mentais, como o próprio nome sugere, são estratégias adotadas com o fim de persuadir a razão humana em favor do que se pretende. E no caso dos negócios do varejo, é feito invariavelmente através da comunicação, especialmente, a escrita.

Os gatilhos mentais são praticamente imensuráveis e por isso mesmo, todos nós, de alguma forma, mesmo que inconscientemente, já os utilizamos em menor ou maior escala.

A seguir você vai conhecer 7 gatilhos mentais de marketing consagrados e largamente utilizados em anúncios, folders, e-mails marketing e até mesmo em anúncios na internet. Acompanhe e entenda melhor:

1 – Gatilho Novidade
Você tem um carro modelo 2016, super inteiro, sem nenhum arranhão. O problema é que o modelo 2018 já está aí. E a propaganda diz que vem equipado com computador de bordo, freios ABS e sensor de ré.

Sim, a gente sabe que é novidade difícil de resistir. Ainda mais quando o seu carro é bem avaliado e aceito como entrada. Utilize deste recurso sempre que estiver com um produto novo em sua loja, comunique o mesmo ao mercado!

2 – Gatilho Segurança
Segurança é fundamental na hora de comprar qualquer produto ou serviço. Segurança do início (vendedor) ao fim do processo de venda (produto ou serviço confiável).

Melhor ainda se já possuem um bom currículo ou que se chama em marketing de “endosso de autoridade”. Ex: testado e aprovado pelo Inmetro – uma autoridade.

Use desse recurso como um formato complementar à garantia.

3 – Gatilho Razão
Muitas vezes não basta indicar e elencar as qualidades do produto. Em certos casos é preciso mais, é preciso o “endosso de personalidade”.

A referência de uma figura pública de credibilidade, por exemplo: “fulana de tal” é nossa cliente e usa nossos produtos há seis meses!”, faz toda a diferença para este ou aquele consumidor comprarem em sua loja. Pense nisto!

4 – Gatilho Urgência
É bom se apressar, pois a promoção de calças termina semana que vem. Preços com 50%OFF.

O apelo, apesar de seu guarda roupa ainda estar em dia, faz você pensar que, de repente, é uma boa aproveitar a ocasião. Afinal, os modelos não vão sair de moda com a mesma urgência.

Use este recurso quando quiser liquidar algo em sua loja.

5 – Gatilho Reciprocidade
Este gatilho funciona muito bem no marketing de conteúdo e sugere retribuição.

Normalmente oferece uma série de vantagens sem custo algum e vem acompanhada de alguma oferta. É claro que a tendência é retribuir. Exemplo: curta nossa página e concorra a dois ingressos; download gratuito.

Vale principalmente para estratégias de marketing digital.

6 – Gatilho Garantia
É um dos mais importantes para a efetivação de uma venda, pois atribui confiabilidade ao produto ou serviço.

Investir em alguma coisa que possui uma garantia total e ainda por um bom tempo é interpretado como sinônimo de coisa boa. Um ótimo exemplo disto, são os carros novos que possuem 3 anos de garantia ou 30 mil Km. Isso significa que o cliente estará coberto caso algo acontecer.

Garanta sempre que for possível o serviço ou produto de sua loja.

7 – Gatilho Escassez
Este gatilho lida com a sensação de perda, sempre frustrante para o ser humano.

Pode ser temporal: preço assim somente esta semana; pode ser quantitativa: promoção válida para as primeiras 50 peças; e também pode ser limitada: restam apenas 20 unidades, corra.

Ademais, os gatilhos mentais podem ser aplicados a qualquer meio de comunicação: digital, radiofônico, televisivo e principalmente gráfico.

Independente das mensagens de venda, quando bem utilizados, são uma garantia de resultados positivos para o varejo.

Então tá combinado: daqui pra frente, toda a atenção para os gatilhos mentais na sua estratégia de marketing!

 

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Fernanda Delgado

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