Gestão Empresarial

6 Dicas para Aumentar suas Vendas Online

A comercialização de produtos online teve início nos Estados Unidos no final de década de 90.

Em 1994 surgia o primeiro site de compras online, quando apenas 5% da população americana possuía internet. E foi a Pizza Hut que largou na frente. Isso mesmo: tudo começou com pizza!

Ano após ano, o meio online expande a comercialização de produtos e serviços dos mais diversos e o ceticismo inicial, passa todos os dias a dar lugar a um novo hábito de consumo, cada vez mais confiável, prático e seguro.

Atualmente o maior desafio das lojas que vendem via internet, continua sendo “fazer com que as pessoas comprem”! A taxa de conversão, isto é, o número de clientes que efetuam compras online, em relação aos que visitam sites, ainda é muito pequena: variando em média de 0,5% a 5%.

No entanto, é possível adotar estratégias e melhorar este índice. Aí vão algumas dicas nesse sentido: 

CRIE UM SITE AGRADÁVEL E DE FÁCIL NAVEGAÇÃO, FOCO NA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
Contrate uma empresa especializada na criação de sites  de e-commerce, afinal, os desenvolvedores podem ter outros trabalhos em seu portfólio, os quais privilegiam informações, não compras. Olho nesse primeiro aspecto!

Privilegie o design e a experiência do usuário,  tornando sua loja de fácil navegação. Isso contará pontos a seu favor pois, além de prender a atenção do visitante, tornará a  compra muito mais ágil, além de transmitir segurança desde o início.

MANTENHA O FOCO NO SEU PÚBLICO- ALVO 
No momento de investir nas mídias digitais, procure atrair somente os visitantes identificados com seus produtos e serviços. Além de mais racional, ajuda na fidelização do cliente e economiza o investimento nestes meios.

TRABALHE AS INFORMAÇÕES COM TRANSPARÊNCIA 
Mostre o preço,  prazo de entrega, as modalidades de pagamento, os juros praticados, as garantias, opções de cores e tudo mais o que for possível.

Pratique a transparência total com o cliente. Por fim, deixe uma margem para a negociação, mas não perca venda!

UTILIZE RECURSOS DIFERENTES PARA CONQUISTAR A ATENÇÃO DA SUA PERSONA

Não economize nas informações que fazem parte do negócio.

Ofereça as mesmas completas, faça vídeos demonstrativos, invista em boas fotos e materiais para download, detalhando cada produto e serviço. Lembre-se: seu site é  sua “casa virtual”. E ela deve estar organizada.

OFEREÇA A OPORTUNIDADE DA INTERAÇÃO
Aproveite o site para criar um espaço para o visitante manifestar a sua opinião.

O importante é provocar a interação do usuário com sua loja ou marca, pois será através destas opiniões que serão possíveis ser realizadas correções, diversificar mix de produtos, saber das preferências, realizando pequenas pesquisas.

E estes depoimentos do consumidor devem ser sempre bem-vindos!


CONTRATE  PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS
Muitos empresários acabam optando pelo “mais em conta” na gestão de seu negócio.

Mas quando o assunto é site, design e mídia digital, faça a opção por alguém com formação na área, para prevenir possíveis problemas neste setor cheio de peculiaridades.

Tenha consciência que será preciso tempo e investimento de pelo menos, um a dois anos, até seu site e estratégias estarem totalmente “redondos” e organize antes de tudo, todas as informações primeiramente em um sistema de gestão. 

Lembre-se, inclusive, que é preciso além de caprichar na programação de seu e-commerce, um trabalho em mídias sociais e o investimento financeiro nestas, além dos anúncios pagos nos buscadores como Google, fatores diretamente relacionados ao sucesso do seu negócio.

Pode investir sem medo, este é um mercado em ebulição não somente no Brasil, mas no mundo todo!

Vamos em frente?



2 Comentários

  1. Pingback: 9 Vantagens Competitivas da Logística no Varejo - Blog do Lojista

Deixe seu comentário