Gestão Empresarial

6 Dicas para Aumentar a Competitividade de sua Loja

Ter resultados diferentes do que você está buscando e melhorar a competitividade de sua loja, naturalmente é o desafio diário de todo empresário, vistas inovações dos lojistas concorrentes e da evolução do próprio mercado.

Criar novas linhas de produtos, para então aumentar sua produtividade, pode ser uma ótima estratégia para sua loja continuar tendo sucesso em seu ramo atuação, assim como atrair os novos clientes em potencial.

Veja abaixo, 6 dicas para aumentar a competitividade em sua loja e obter melhores resultados:

– Oferecer e fazer mais do mesmo.
A observação aqui é diferenciar sua loja das demais. Já pensou em posicioná-la com um conceito “x ou y” em determinado nicho? Segmentar, fará com que automaticamente você consiga a excelência e um lugar único no mercado, além de um novo direcionamento de negócio.

– Conhecer seus clientes.
Clientes mudam constantemente, pesquisam tudo sobre o produto ou serviço que precisam, inclusive, atualmente compartilham opiniões em redes sociais, o que pode levar sua loja a um patamar de liderança em seu mercado. Por isso, é de suma importância ter um banco de dados atualizado, com os principais dados de sua clientela e com isto agir da forma mais personalizada com cada um deles, ofertando produtos e serviços de acordo com as necessidades e demandas existentes.

– Analisar a sua principal fonte de receita.
Considere que a criação e o foco em uma segunda linha de produto ou serviço, pode ser a solução para melhorar sua gestão financeira. A inovação é um ótimo caminho para o crescimento dos resultados, afinal permanecer estagnado em qualquer mercado, não é uma atitude saudável em tempos de competitividade acirrada.

– Processos. Uma palavra que transmite a sensação de burocracia, no entanto, será responsável pela mensuração de cada ação dentro de sua loja.
Ter conhecimento de quanto tempo determinado colaborador leva para executar uma tarefa e desta forma, saber se alguém está sobrecarregado ou até mesmo livre para o desenvolvimento de novas atividades, faz com que ao delegar uma nova demanda, você saiba quais são os passos necessários para a engrenagem de venda estar no ritmo adequado.

– Mudar. Invista em um sistema para controlar estoque, entregas e o consequente giro de produtos.
Ter um software com indicadores e relatórios gerenciais, fará com que suas decisões sejam assertivas na hora de investir em um ou outro setor de sua loja. Sempre é tempo de acabar com papéis desnecessários e que transmitem uma sensação de gestão obsoleta, aumentando na mesma proporção a agilidade dos processos e lucratividade.

– Contratar as pessoas certas.
Em pequenos negócios geralmente o gestor ou proprietário tem por prática contar com a mão-de-obra mais próxima e confiável. Repensar esta estratégia e ter em seu time pessoas certas, com talento e formação para a função que irá atuar, trará também velocidade nos processos e melhoria consequente dos resultados.

Implantar estas estratégias, após uma análise dos pontos a melhorar, certamente fará com que sua loja inicie uma nova etapa e tenha como consequência o crescimento necessário. Aposte neste passo a passo e inicie a gestão da mudança em sua loja já!

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