Gestão Empresarial

5 informações valiosas para ter um gestor de excelência!

Seu negócio cresceu e eis que é chegada hora de preparar um bom gestor. Pode ser ele para o comercial, financeiro, gestão de marketing ou qualquer outra área, o trabalho que envolve a preparação de alguém que assuma seu lugar, deve passar principalmente por uma cultura de empresa sólida, com missão, visão e valores bem definidos para melhor direcionamento do profissional – antes de qualquer outra análise técnica.

E por falar em análise, existem inclusive, vários tipos de perfis de bons administradores, devendo ser a função para a qual este profissional será capacitado, o primeiro aspecto a ser levado em consideração.

Que tipo de perfil psicológico ou competências devo encontrar no gestor de meu time comercial, por exemplo?

Veja 5 informações imprescindíveis para ter um gestor de excelência!

Qualidades básicas de um bom gestor

Em estudos realizados na área de recursos humanos, foram identificadas algumas características de um gestor competente, passando por pró-atividade, autoconfiança, humildade, capacidade de administrar conflitos – incluindo pessoas e processos e uma habilidade que deve ser parecida com a sua, ou com a de quem for prepará-lo: treinar outras pessoas.

Observe esses seis pontos antes de quaisquer outras ponderações para a contratação de um novo gerente.

Investimento em capacitação

Se o gerente de um setor, projeto ou negócio é um dos principais responsáveis por trazer bons resultados para sua loja, mirar na constante reciclagem deste especialista é primordial para execução das tarefas propostas com excelência.

Cursos de atualização ou pós-graduações focadas na área de atuação do gestor, além de motivar o colaborador na aplicação de conhecimentos no dia a dia, colaboram para a retenção deste profissional em sua empresa, o que certamente é vantajoso sob o ponto de vista das relações empresariais, sobretudo financeiramente saudável para seu negócio, devido à redução do turnover.

Carisma

Alguém carismático à frente do grupo pode proporcionar mudanças positivas para a empresa como um todo, ajudando na construção de um bom clima organizacional, além de também favorecer positivamente o aspecto emocional do time gerido.

Um bom gerente deve saber, no mínimo, orientar sua equipe de forma adequada. Portanto, não adianta contratar alguém com perfil de chefia, mas sem liderança.

É necessário inclusive, que o gerente saiba conciliar diversos tipos de perfis, sabendo extrair de cada colaborador o melhor de suas competências.

Organização

Então você analisou: o candidato à gestão de seu negócio é pró-ativo, tem autoconfiança, demonstra humildade ao receber feedbacks ou dicas, consegue treinar outras pessoas, só tem um problema, não é capaz de definir prioridades nos processos.

De todas as características que competem a um gestor eficaz, esta é a principal no que diz respeito aos resultados a serem apresentados pelo colaborador eleito, afinal, nada pior que alguém que tenta resolver todas as demandas ao mesmo tempo e acaba por deixar assuntos pendentes, justamente por não eleger um foco.

Muitas vezes é necessária a colaboração por parte da direção, no sentido de literalmente direcionar o gerente no caminho correto, fazendo com que o mesmo sinta-se amparado em seu dia a dia e consiga levar seu time ao sucesso.

Comunicação

A habilidade de delegar funções e tarefas passa, sobretudo, pela capacidade de bem comunicar-se.

E como todo gestor, é o responsável pela distribuição das comunicações, é imprescindível que haja um filtro no fluxo de informações, para que cada membro da equipe consiga desempenhar com êxito seu papel dentro da organização.

Além da comunicação em si, existe ainda uma importante diferença entre o gestor que delega e controla o processo do início ao fim e aquele que apenas delega, mas não controla o processo. O primeiro faz o trabalho de forma mais completa e o segundo, deixa a desejar no item acompanhamento de processos, e por consequência, nas prioridades do negócio.

É importante ficar atento a estes pequenos detalhes concernentes às competências técnicas ou características do gestor e que podem fazer toda a diferença no resultado final de sua empresa, pois direta ou indiretamente, qualquer ponto destes, se por ventura, mal desempenhado, pode afetar não somente o time, mas seu negócio como um todo.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário