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5 Ideias Simples para Melhorar o Atendimento em seu E-Commerce

Escrito por Fernanda Delgado

Como está o desempenho do seu e-commerce? Qual o percentual que ele representa no total das suas vendas?

Se as respostas forem positivas, o seu e-commerce obedece à padrões que consideram tanto atendimento, quanto tecnologia. Caso contrário, veja algumas dicas de como melhorá-lo!

Não deixe o cliente esperando
O cliente já está na sua página? Não o perca.

Torne a sua estada agradável e objetiva e não dê margem para as dúvidas, respondendo aos questionamentos de forma rápida e completa.

Se acontecer de você não ter a resposta na hora, informe-o disto e deixe claro que você já está procurando a solução e vai retornar em seguida, mas retorne, afinal isso reforça o bom atendimento e passa maior segurança!

Além disso, é muito importante que a comunicação se dê pelo mesmo canal de origem da relação. Isso certamente evita mal entendidos e agiliza o processo da venda.

Mantenha o cliente informado
Do momento em que o cliente acessou seu e-commerce até a hora da entrega da sua compra, vai um tempo composto por várias etapas: mantenha-o informado sobre todas elas.

Envie e-mails de notificação, código de rastreamento logístico e ligue em caso de imprevistos. Ações como estas personalizam o atendimento e contribuem para a fidelização do cliente!

E como no item anterior, agindo assim, você também demonstra bom atendimento e segurança em relação a tudo o que foi combinado!


Não economize na apresentação
Toda loja física procura evidenciar os seus produtos de alguma forma, seja através de vitrines atraentes, gôndolas personalizadas ou produtos em destaque. Com o e-commerce não é diferente.

Procure utilizar fotos bem produzidas, com boa resolução, com vários pontos de vista e até pequenos vídeos, aproveitando que muitas plataformas privilegiam a exibição de vídeos em detrimento à fotos.

Facilite a procura de produtos dividindo-os por categorias e não economize nas informações mais relevantes. Assim, a compra tem uma chance maior de ser efetivada e você por consequência, satisfaz seu consumidores e seu negócio em si.

Cuide com o desempenho e a velocidade
O desempenho de um bom e-commerce pode ser medido pela rapidez com que o site funciona como um todo.

Por exemplo, trabalhe para que a média de espera não exceda 3 segundos para uma página carregar, afinal, mais que isso é correr o risco do cliente abandonar a busca.

Além disso, o Google monitora essa velocidade e pune sites mais lentos.

Utilize plataformas com tecnologias que priorizam a agilidade e adote um bom sistema de gestão para integrar e controlar todo o processo de vendas!

Torne o seu site responsivo
As compras através de aplicativos mobile (dispositivos móveis como celulares e tablets) já representam um quinto das compras online no Brasil, o que ressalta a importância de se ter um site responsivo ou um app desenvolvido especialmente para e-commerce.

Independente do dispositivo utilizado, só o site responsivo permite o acesso remoto sem desconfigurar sua página. Em outras palavras, com um site responsivo suas chances de negócios crescem mais 20%.

Ademais, lembre-se que um bom e-commerce é aquele que, assim como na loja física, prioriza  sempre o bom atendimento ao cliente, o que hoje é chamado de experiência do usuário. Conecte-se!

 

Sobre o autor

Fernanda Delgado

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