Economia Gestão Empresarial Loja Marketing Sem categoria Vendas

5 estratégias para fazer sua empresa ser lembrada pelo cliente!

Escrito por Fernanda Delgado

Atender bem o cliente e fechar um negócio, a princípio, parece ser o processo ideal e completo de qualquer empresa. Mas você já parou para pensar que fazer o cliente retornar a sua loja e realizar novas compras, passa inclusive por um trabalho de construção de marca e relacionamento?

Pequenas empresas devem buscar essa construção, fidelizando seus consumidores para que haja a manutenção do negócio de forma saudável, afinal para ser lembrada, sua loja precisa mais que atender bem, precisa estar bem posicionada dentro do segmento em que atua e desta forma continuar presente na cabeça do prospect no momento de escolha entre você e seu concorrente.

Veja a seguir, 5 estratégias do como fazer sua empresa ser sempre lembrada pelo cliente!

Presenteie

Quem não gosta de ser surpreendido e ganhar algo que foi especialmente pensado, seja para utilização pessoal ou profissional?

Brindes sempre agradam. Pode ser desde uma caderneta ou agenda para anotações, ou até mesmo algo idealizado de acordo com uma data comemorativa.

Para isto, lembre-se sempre de atualizar seu banco de dados quando o cliente realizar uma compra. Armazene informações que possam servir como base para o início de uma abordagem, como sua data do aniversário ou profissão.

Agir localmente, pensar globalmente

Gerar engajamento do consumidor com sua marca, não é uma tarefa apenas para grandes empresas.

Você já observou, quando se trata de um determinado segmento, se sua loja pode concorrer atuando fortemente por bairros ou cidades?

Atualmente, com as ferramentas de publicidade super segmentadas, como por exemplo, as redes sociais, sua empresa pode fazer-se lembrar, não somente pelo que comercializa, sobretudo pela propagação de conteúdo interessante e correlato para alguns nichos específicos.

Buscar a diferenciação por meio da comunicação e marketing digital é uma solução a ser considerada pelo gestor que tem a inovação como alternativa para obter bons resultados e por consequência, a fidelização do cliente.

“O apressado come cru?” Nos negócios não.

Mapear seu consumidor, tendo, por exemplo, alguns de seus dados para interação ou approach, pode não ser o suficiente para solucionar as reais necessidades dele.

Para isto, saber além das etapas que compõem a venda, todos os processos envolvidos durante a trajetória do cliente em seu estabelecimento, colabora inclusive para o desenvolvimento de soluções efetivas, como antecipar um possível problema ou ainda superar as expectativas do consumidor.

Padronização

Mesmo sem uma verba excepcional para realizar pesquisas, é importante definir um padrão de atendimento ao cliente, pois às vezes, ele pode “apenas” não ter gostado da atenção recebida em outro local, e por isso, ter ido a sua loja com esta necessidade específica.

Sabendo onde exatamente é a “dor” de seu cliente, sua loja pode diferenciar-se da concorrência, além de ser lembrada por isto, fazendo do ambiente de negócios, um local acolhedor, próspero para a realização de novas transações.

Preze por sua marca e detalhes

Observar o como sua marca é vista ou lembrada no mercado, é um trabalho que muitas vezes requer ajuda profissional.

É importante saber cuidar marca como um todo, para não haver erros de interpretação quanto à imagem ou posicionamento pensado para seu negócio.

Atente-se inclusive ao fato de registrá-la junto aos órgãos competentes, pois todo o trabalho desenvolvido com cuidado, pode ir por “água abaixo” se este detalhe não for previamente planejado.

Habitualmente este tipo de demanda, focada na fidelização de clientes, é sempre melhor orientada se bons profissionais, geralmente especialistas em marketing, estão envolvidos.
Pense nisto e ganhe além de seu novo cliente, o retorno do antigo!

Sobre o autor

Fernanda Delgado

Deixe um comentário