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5 Dicas para Melhorar a Experiência do Consumidor em seu Site

Escrito por Fernanda Delgado

O lojista que ainda não se deu conta que, a cada dia, mais e mais consumidores compram via internet, das duas, uma:

– ainda não possui um e-commerce;

– até tem um site, mas o mesmo está desatualizado, sem ter a possibilidade de comercializar de forma eletrônica.

Confira a seguir, algumas ideias de como melhorar a experiência de seus clientes na web, ajudando você e sua loja a conquistar novos usuários, aumentar vendas e principalmente, fidelizar aqueles que já estão na “casa”!

Passo 1 > Adote um site responsivo ou desenvolva um aplicativo

Você sabia que atualmente o celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil? De acordo com o IBGE, 92,1% dos acessos à web atualmente já são feitos pelo dispositivo móvel.

Isso significa que ter um site que adequa-se ao smartphone ou tablets, dentre outros dispositivos móveis, deixou de ser necessidade e virou uma obrigação do lojista e seu departamento de marketing.

Lembre-se que ao desenvolver o mapa de seu site para computadores desktop, sua empresa deve pensar inclusive nas opções de usuários utilizando os dispositivos móveis já na etapa de projeto, de modo que o mesmo tenha fácil navegação e seja construído de forma responsiva, adaptando-se a todos os tamanhos de tela.

Atente-se que o melhor caminho para um site amigável é contratar um profissional especializado, principalmente atualizado com as mais novas tecnologias.

Passo 2 > Ouça e dê preferência ao cliente. Sempre.

Ofereça um espaço para ele interagir com sua empresa. Ouça o que ele tem a dizer.

Crie um local próprio para ele entrar em contato, deixe seus telefones e emails de forma clara e ascessível.

Atualmente existem diversas ferramentas que auditam e integram depoimentos e opiniões dos usuários em seu site, como a YourViews ou a TrustVox, fazendo com que o grau de confiabilidade em seu negócio aumente.

Essas soluções são de extrema valia para eventuais correções ou ajustes deste importante canal de vendas.

Passo 3 > Comunique!

Os cuidados com as mensagens e exposição de produtos no site praticamente obedecem aos mesmos princípios da propaganda tradicional. Para essa tarefa, é super importante contratar alguém especializado, com experiência na área e boa redação publicitária.

A comunicação para e-commerce deve ser clara e objetiva, fornecendo atenção para os títulos, pois geralmente eles que permitem a rápida visualização do que o cliente procura.

Atente-se a utilizar imagens e vídeos de alta qualidade, fazendo valer aquele velho ditado: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

As cores que você adotar também serão fundamentais em toda a construção do layout de sua loja, pois contribuem para prender a atenção do visitante e reforçar o segmento em que se atua.

Eletrodomésticos e eletroeletrônicos, por exemplo, pedem tons mais claros; mobiliário e objetos de decoração, cores mais escuras, evitando as cores primárias. E assim por diante. Pesquise junto ao seu web designer.

Passo 4 > Facilite a navegação para quem procura seus produtos!

Use “calls to actions” a seu favor e ofereça pistas visuais para o cliente chegar rápido ao seu destino.

Os botões do tipo “clique aqui”, “aproveite o desconto” e similares levam à ação, tiram o visitante da sensação de estar num labirinto e são decisivos para uma boa taxa de conversão!

Por fim: um site veloz é garantia de frequência!

É sempre frustrante navegar por páginas demoradas para carregar, não é mesmo?

Contrate um bom plano de hospedagem e respeite todas instruções para não sobrecarregar o mesmo e ter surpresas futuras.

Cuide com o peso de imagens, por exemplo, elas podem aumentar e muito o tempo de carregamento da página.

De mais a mais, assim como qualquer experiência de compra que demande demora no atendimento ou gere dúvidas nas respostas em uma loja física, o mesmo acontece com um site, onde em casos como este, assim como eu ou você no papel de consumidores, a tendência é não voltar.

Busque o auxílio primordialmente de um sistema de gestão para organizar seus produtos e informações.

A seguir observe para a contratação daquele mesmo profissional especializado que sugerimos acima como solução para estes casos, alguém que tenha a expertise do marketing aliada a familiaridade a T.I, atualmente o perfil ideal para sua loja decolar no comércio eletrônico, garantindo que seu e-commerce ou site tenham todos requisitos possíveis, e da melhor forma!

E você, está acertando ou errando em seu site? Deixa seu comentário!

 

 

 

 

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Fernanda Delgado

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