Economia

9 Vantagens Competitivas da Logística no Varejo

Você sabia que a logística teve seu início na área militar?

Para cuidar de itens importantes no período de guerras, como o armazenamento e a distribuição de armas, roupas, alimentos, era preciso ordem para o recebimento e a saída de materiais.

Atualmente, a logística tem o papel de definir o processo de gestão no que tange ao  armazenamento e à distribuição de recursos para uma determinada atividade, como a do varejo, por exemplo, onde é cada vez mais essencial para a competitividade do setor.

Venha conosco e analise as 9 principais vantagens na implementação de um processo logístico em seu negócio!

Melhoria do controle

O controle dos processos de um negócio atualmente é feito com o uso da tecnologia da informação e de sistemas de gestão específicos para cada setor, o que colabora, inclusive, para o constante aperfeiçoamento da operação logística, tornando cada parte do processo mais eficaz de ponta a ponta.

Rapidez

Outra vantagem de uma cadeia logística bem delineada, é a resposta rápida frente à problemas de gerenciamento de estoque, transporte e entrega, pois a integração é praticamente total e online com o uso de sistemas de gestão adequados – em que bastam alguns comandos para toda a cadeia responder na hora, gerando economia de tempo e financeira para a empresa.

Então se até pouco tempo a logística era considerada como mais um processo operacional, hoje ela possui o status de diferencial de grande valor estratégico, graças a todo o escopo de atuação.

Flexibilidade

A logística oferece inúmeras possibilidades para o aumento da competitividade no varejo, graças a sua flexibilidade.

Independentemente do porte ou natureza do negócio, este processo sempre irá se adaptar às necessidades do negócio.

Por exemplo:

  • Adequação de todos os produtos em um único centro de distribuição para reduzir custos de transporte e prazos de entrega;
  • Veículos próprios para controlar e assegurar a qualidade do serviço, tudo irá depender do planejamento e objetivos em vista de seu negócio.
Eficiência de gestão

Um dos conceitos de logística é “o gerenciamento estratégico do fluxo de materiais e suas informações, para o transporte eficaz e seguro de produtos, entre uma origem e um destino”.

Você já pensou que isso pode ser sinônimo de ganho em eficiência de gestão para a sua empresa?

E  o melhor é que para todos os processos que consistem no gerenciamento dos fluxos de bens, serviços, finanças e informações – desde a fábrica, incluindo os fornecedores, até chegar aos clientes finais – haverá ganho com a atenção voltada à melhoria de toda a operação logística.

Competitividade

A logística oferece vantagens competitivas por meio do total controle sobre as etapas que compõem a cadeia de suprimentos, deixando o índice de perdas praticamente nulo.

Com isto, a competitividade passa a ser resultante da redução de custos e da geração de valor para o cliente final.

O processo logístico, quando racional e bem estruturado, por sua vez reduzirá significativamente os custos operacionais do varejo, proporcionando vantagens competitivas que facilitam a atuação de sua empresa no mercado, fazendo com que automaticamente seu negócio tenha, além de maior lucratividade, maior tempo de vida. 

Integração entre canais e logística

Por falar em competitividade, uma das maiores vantagens para o varejo atualmente é saber atuar na integração de distintos canais, fazendo a implementação de uma operação omnichannel. 

Um exemplo relativamente simples de ser implementado, é utilizar a loja física como um ponto para a retirada de produtos, ou ainda, como um centro de distribuição, logo após o cliente ter realizado o seu pedido via WhatsApp ou e-commerce. 

E diante das tantas possibilidades e canais de comercialização, o escoamento de produtos de forma ágil também requer atenção no quesito logística, para desta forma ter esse ponto como uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

Drones e o futuro da logística 

As entregas do futuro já são realidade. No início de 2022 o iFood recebeu autorização para fazer delivery com drones no Brasil, contribuindo para operações de logística muito mais complexas.

Você sabia que os veículos poderão chegar a ter cargas de até 2,5 quilos e atuarão em um raio de até 3 km?

Apesar da permissão, a empresa ainda não definiu quando começará a usar as vias aéreas no país, tendo autorização para uso diário comercial a partir do uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA). 

O iFood informou que está em fase de testes e seguirá analisando a viabilidade das entregas locais, inclusive com investimentos em diversas regiões do Brasil.

Logística no e-commerce ou loja física

A logística passou a ser ponto de atenção, principalmente durante a pandemia de Covid-19, em que a maioria da população teve que permanecer um bom tempo realizando somente compras online.

Deste modo, muitas empresas perceberam a operação logística como um fator de competitividade, conseguindo melhorar – e até mesmo expandir suas operações – mesmo diante das inúmeras dificuldades enfrentadas pelo varejo.

Muitos negócios focaram, assim, em aprimorar seus modelos de gestão de estoque, transporte e entrega – fossem estes referentes às compras feitas via e-commerce ou ainda na loja física – passando a contar com diversas opções de transportadoras e podendo o  consumidor ainda optar com qual fornecedor gostaria de  trabalhar.

Além disso, na maioria das plataformas de e-commerce, os clientes passaram a ter maior clareza quanto às datas de entrega de seus produtos e também a saber previamente os valores de transporte. Uma super vantagem para negócios durante a pandemia e também no pós, não é mesmo?

Tecnologia como aliada à logística

Já vimos que estar atento à operação logística, sem dúvidas, colabora diretamente para a melhoria da  satisfação de seu cliente. 

Por isso, buscar soluções ligadas à tecnologia é fundamental para conferir velocidade e agilidade a todo processo logístico, para então dessa forma, este quesito vir a ser de fato uma vantagem competitiva para o negócio.

As novas ferramentas tecnológicas voltadas à logística, trazem para operações de varejo a inovação em processos de gestão de estoque, transporte e monitoramento de entregas.

Por isso, tanto para operações de e-commerce, assim como para as lojas físicas, contar com um sistema de gestão como o Sólidus Smart é essencial para a organização de seu negócio como um todo.

Aproveite e invista, pois como citamos sempre por aqui, sair na frente da concorrência é sempre uma vantagem competitiva para a sua empresa! 

Deixe seu comentário