Economia Gestão Empresarial Loja

4 Vantagens Competitivas da Logística no Varejo

Escrito por Fernanda Delgado

Você sabia que a logística teve seu início na área militar?

Para cuidar de itens importantes no período de guerras, como o armazenamento e a distribuição  de armas, roupas, alimentos, era preciso ordem para o recebimento e a saída de materiais.

Atualmente, a logística tem como função definir o processo de gestão, armazenamento e a distribuição de recursos para uma determinada atividade; como a do varejo, por exemplo, onde é cada vez mais essencial para a competitividade do setor.

Venha conosco e analise as principais vantagens na implementação de um processo logístico em seu negócio!

Melhoria do controle

O controle de todo o processo atualmente é feito com o uso da tecnologia da informação e de sistemas de gestão específicos para o setor, o que permite, inclusive, o constante aperfeiçoamento de cada membro participante da cadeia, tornando o processo mais eficaz de ponta a ponta.

Rapidez
Outra super vantagem da logística é a resposta rápida frente à problemas de gerenciamento de estoque, pois a integração é praticamente total e online: bastam alguns comandos e toda a cadeia responde na hora, gerando economia de tempo e financeira para a empresa.

Se até pouco tempo a logística era considerada como mais um processo operacional, hoje ela possui o status de diferencial de grande valor estratégico, graças a todo o escopo de atuação.
    
Flexibilidade
A logística oferece inúmeras possibilidades para o aumento da competitividade no varejo, graças a sua flexibilidade.

Independentemente do porte ou natureza do negócio, este processo sempre irá se adaptar às necessidades do negócio.

Por exemplo:

  • Adequação de todos os produtos em um único centro de distribuição para reduzir custos de transporte e prazos de entrega;
  • Veículos próprios para controlar e assegurar a qualidade do serviço, tudo irá depender do planejamento e objetivos em vista de seu negócio.

Eficiência de gestão
“Logística é o gerenciamento estratégico do fluxo de materiais e suas informações, para o transporte eficaz e seguro de produtos, entre uma origem e um destino”.

Você já pensou que isso pode ser sinônimo de ganho em eficiência de gestão sua empresa?

E  melhor é que para todos os processos que consistem no gerenciamento dos fluxos de bens, serviços, finanças e informações, desde a fábrica, incluindo os fornecedores, até chegar aos clientes finais, haverá ganho com a atenção e melhoria deste processo.

Competitividade
A logística oferece vantagens competitivas por meio do total controle sobre as etapas que compõem a cadeia de suprimentos, deixando o índice de perdas praticamente nulo.

Com isto, a competitividade passa a ser resultante da redução de custos e da geração de valor para o cliente final.

O processo logístico, quando racional e bem estruturado, por sua vez reduzirá significativamente os custos operacionais do varejo, proporcionando vantagens competitivas que facilitam a atuação de sua empresa no mercado, fazendo com que automaticamente seu negócio tenha além de maior lucratividade, maior tempo de vida. Aproveite e invista!

Sobre o autor

Fernanda Delgado

Deixe um comentário