Gestão Empresarial

4 Ideias para aproveitar a Black Friday!

Você sabia que este é o sexto ano da Black Friday?

Lançada em 2010 nos Estados Unidos e com campanhas focadas no varejo on line, atualmente esta data é sinônimo de promoção para a consumidor, que atualmente já reconhece o evento como uma oportunidade de realizar negócios, principalmente de eletroeletrônicos com descontos expressivos.

Inicialmente a data causou um pouco de confusão no Brasil, onde algumas marcas acabaram “pisando na bola”, ofertando descontos não factíveis, por muitas vezes, enganosos.

No entanto, com a chegada das redes sociais, muitos clientes reclamaram das vantagens duvidosas oferecidas por algumas lojas, fazendo com que esta data seja respeitada, inclusive estando agendada no calendário comercial de muitos estabelecimentos, sendo ansiosamente aguardada por muitos consumidores.

Mas e sua loja, está preparada para trabalhar a Black Friday? Veja 4 ideias para aproveitar esta oportunidade!

Final de ano, início das compras

A esperada gratificação de final de ano, ou o 13º salário, possui prazo para pagamento do dia 1º de fevereiro até 30 de novembro, permanecendo a segunda parcela agendada para o dia 20 de dezembro.

Este é um período onde muitas empresas inclusive antecipam o pagamento deste e de outros bônus, tais como premiações e benefícios, ocasionando um momento próspero para novas aquisições. Aproveite.

Planejamento da ação específica

Observe seu estoque e aproveite para equalizar alguma linha de produtos que possa estar parada, ou ainda dê prioridade àqueles que contam com maior margem para desconto.

Esta é uma ocasião excelente para liquidar de forma agressiva, no entanto não esqueça de organizar seu sistema de gestão para praticar os descontos de forma que seja vantajoso para sua empresa.

Pesquise o que seu cliente gostaria de adquirir nesta data e programe com estratégia esta ação.

Comunique

Informar aos seus clientes que sua loja estará participando da Black Friday, é fundamental para que as pessoas possam acessar seu e-commerce ou ir até seu estabelecimento para aproveitar a dedução de valores.

Lembre-se de anunciar com certa antecedência, para que o prospect possa se preparar para realizar a compra na data proposta para a campanha.

Black Friday Legal

Você conhece este selo?

O Sebrae orienta que os empresários busquem o selo Black Friday Legal, que é fornecido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – parceira do Busca Descontos e que organiza a Black Friday no Brasil.

Este selo é para endossar a ação e, segundo site do Sebrae, “evitar que aconteçam alguns fatos isolados como ocorreram na Black Friday de anos anteriores, onde empresas dobravam o preço e depois davam 50% de desconto, o que configurava, portanto, nada de desconto real”.

Para mais informações, acesse http://blackfridaylegal2016.com.br/

A grande lição para vender mais com a Black Friday é ser transparente. Procure conversar com seu cliente em potencial, mostrando e comprovando que determinado produto está realmente com o desconto proposto.

Internamente, fique de olho nestas condições ofertadas, montando um planejamento financeiro – extremamente necessário para controlar este processo e sair no lucro nesta grande ocasião!

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