Gestão Empresarial

3 dicas para fidelizar clientes

Um bom cliente é aquele que compra sempre, por isso fidelizar clientes é tão importante. Aquele cliente que retorna à sua loja várias vezes e, ao longo do tempo, vai deixando cada vez mais dinheiro no seu caixa, deve ser cada vez mais fidelizado e apreciado por todos em sua equipe.

Investir e fidelizar clientes irá trazer muitos lucros para sua empresa, além de melhorar sua imagem comercial. Mais que clientes satisfeitos você deve visar clientes fiéis, que retornam, movimentam seu caixa, e te recomendam pelos excelentes produtos ou serviços prestados.

Separamos aqui algumas dicas que irão te ajudar a criar uma estratégia para fidelizar clientes em sua loja:

Conheça o que for preciso para fidelizar clientes

O primeiro passo para a fidelizar clientes é estar atento às características pessoais deles. Alguns valorizam mais o desconto no preço à vista, outros as condições de parcelamento do pagamento. Ter conhecimento das preferências individuais de seus clientes te possibilitará saber o que eles precisam e ofertar de uma maneira que não poderão recusar. Lembre-se que é importante manter esses dados sempre atualizados. Com eles em mãos você poderá oferecer benefícios diferenciados e que superem as expectativas do seu cliente, isso é fidelizar clientes.

Tenha canais de comunicação eficazes

É extremamente importante que seu cliente tenha meios fáceis e acessíveis de entrar em contato com você. Mantenha em funcionamento todos os meios de comunicação possíveis, e faça seu cliente conhecê-los. Se for um site, é bom que tenha botões visíveis de contato, telefones não devem proporcionar grandes períodos de espera e as redes sociais devem sempre ser acessadas e atualizadas, além do e-mail. Permita que seu cliente possa registrar sugestões ou reclamações, agradeça pelo contato e sempre busque oferecer o melhor atendimento. São bons canais de comunicação que criam vínculos entre você e seu cliente. Portanto, tenha diferencial, valorize a relação com o cliente, o bom atendimento na pós-venda é uma porta de entrada para negociações futuras, isso é fidelizar clientes.

Honre as suas promessas

Antes de buscar superar as expectativas dos clientes é extremamente importante que você cumpra o básico acordado por mais simples que seja. Entregar no prazo, entrar em contato quando combinado, garantir adequações ou trocas quando necessário, são exemplos de atos simples e que atribuem muito valor à negociação (leia mais sobre esse assunto aqui). Você deve ter em mente que um requisito crucial para a fidelização é o trabalho que deve ser feito para facilitar a vida, resolver o problema ou simplesmente remover os obstáculos para o cliente. O que os clientes buscam é conveniência, facilite as coisas para eles, isso é fidelizar clientes.

O que falta para sua equipe colocar em práticas estas simples iniciativas e fidelizar clientes ainda mais? Reúna o time para um bate papo e coloque esse assunto em pauta agora mesmo.

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